Artesanato de Macaé brilha na passarela

21/12/2018 11:02:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Maurício Porão

Programação do Natal do Museu segue até sábado, com entrada franca

O ‘Natal no Museu’ acontecerá até sábado (22), no Solar dos Mellos, com programação eclética que está atraindo pessoas de diferentes idades e gostos a este espaço cultural no Centro de Macaé. A agenda desta sexta-feira (21) teve seus horários antecipados. A abertura será às 17h, com o espetáculo ‘Canções da Disney’, dos alunos de Canto Livre da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). Às 18h, acontecerão as apresentações ‘Dança das Velas’ e ‘Pinheirinho de Natal’. Após, as 19h, terá início o Show do Grupo de Choro da Emart. O evento de quinta-feira (21), com o primeiro ‘Desfile de Moda Handmade’, encantou a plateia.

A proposta da Secretaria de Cultura com a realização do ‘Desfile de Moda Handmade’ é valorizar os diversos artigos de vestuário e acessórios da moda criativa de Macaé, os divulgando com estilo. As peças utilizadas pelas modelos foram confeccionadas por integrantes dos diversos grupos de artesãos do município que têm as exposto com regularidade durante o evento semanal do Solar dos Mellos, ‘Quintas no Museu’, das 14h às 21h.

"Neste desfile temos a chance de apresentar os projetos realizados no museu para torná-los mais acessíveis à população. Também fizemos uma retrospectiva do trabalho realizado neste período. Com o desfile, encerramos a primeira temporada do ‘Quintas no Museu’. O evento retornará no dia 10 de janeiro", destacou a diretora do Solar dos Mellos, Viviane Chaves.

As produtoras do ‘Quintas no Museu’, Cláudia Barreto e Ivana Mussi, destacam predicados dos produtos artesanais.

"O produto feito à mão é impregnado por afeto. Ele é único, incomum e pode ser feito ao estilo da pessoa a ser presenteada. Além disso, os artigos artesanais têm um bom custo-benefício e geralmente são adquiridos diretamente do produtor. O “feito à mão” também é uma compra que favorece um artesão de sua cidade", pontuam.

O primeiro ‘Desfile de Moda Handmade’ do museu, idealizado por Cláudia Barreto e produzido por Helen de Freitas, contou com a participação das modelos Mirella Freitas, Dayanna Leal, Maria Luisa Giarolla, 12 anos, e Izabela Ribeiro, 8 anos. A produção teve o apoio da maquiadora, Palmira Proença, e do fotógrafo, Israel Porto. Os apresentadores do desfile foram os atores Helder Santana e Helen de Freitas.

Mirella Freitas, técnica em Administração e dançarina de Tango, é Vice-Miss Macaé (Belas Damas). “Tudo lindo. Estou encantada com o evento e com as peças do desfile, muito caprichadas”, disse. Também a atriz, Dayanna Leal, elogiou a proposta. “Projetos assim são muito importantes para a valorização deste espaço, porque contribuem para trazer mais pessoas para conhece este lugar tão significativo para Macaé. Eles são ainda uma forma de dar oportunidade para a atuação de diferentes profissionais”, enfatizou.

Ao final do desfile, subiram ao palco as artistas da moda Handmade Macaé, que também foram bastante aplaudidas pelo público. Entre elas, Marilande, da marca Fuxiqueira, que levou, entre outras peças, um vestido de noiva de crochê à passarela. "Comecei o crochê com a minha mãe, aos 7 anos de idade, e hoje faço peças do vestuário. Abracei o projeto do museu, porque é uma oportunidade brilhante para os artistas de Macaé", disse.

"Vim assistir ao desfile porque acredito que é preciso se dar valor aos produtos artesanais. Comprando artesanato, transferimos renda para uma família da cidade. Achei os artigos muito bonitos e o evento muito bem organizado. Gostei mesmo", frisoua moradora do bairro Sol y Mar, Rosilene Ferreira (55).

Programação

Nesta sexta-feira (21), a abertura será às 17h, com ‘Canções da Disney’. Às 18h, os grupos de dança do Centro de Convivência do Idoso (CCI) se apresentarão. Às 19h, começará o show do Grupo de Choro do professor Marco Polo, até as 21h.

No sábado (22), a programação terá início às 15h, com a apresentação do musical ‘Emoji’ dos alunos do curso Infanto-juvenil de Música e Canto da Emart. O encerramento do ‘Natal do Museu’ será com o show ‘Circo a Céu Aberto’ da companhia do professor Fabiano Freitas (CriaSana).

O ‘Natal no Museu’ teve início na última quarta-feira (19). O Solar dos Mellos fica na Rua Conde de Araruama, 248, Centro. A entrada é franca para todos os eventos.


Fotos Relacionadas