Aula inaugural marca início das comemorações de 10 anos do CAp

06/02/2020 14:27:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Maurício Porão

Alunos veteranos e novos foram recebidos nesta quarta-feira, na Cidade Universitária

Os 10 anos de atividades do Colégio de Aplicação (CAp), da Prefeitura de Macaé, começaram a ser comemorados este mês com ótima notícia: a abertura do ano letivo 2020 funcionando na nova sede, na Cidade Universitária. Emoções de alunos veteranos e novos, pais, professores, servidores administrativos e de apoio marcaram a aula inaugural, realizada na tarde desta quarta-feira (5), no auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária. Houve palestra, teatro, música e apresentação do hino da escola no melhor estilo capiano de ser e de estudar.

O auditório esteve lotado do início ao fim da cerimônia. O secretário municipal de Educação, professor Guto Garcia, ministrou a palestra de abertura sobre “Inteligência se aprende”, com orientações para os estudantes de como se prepararem para terem bom desempenho nos estudos, principalmente, no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), porta de entrada para as universidades do país. Ele falou da importância de estudarem todos os dias, em casa, os conteúdos aprendidos em sala de aula.

“Hoje, temos a escola do século 19, professores do século 20 e alunos do século 21 com todas as informações na palma da mão. O nosso desafio como educadores é encontrarmos a melhor forma para os alunos aprenderem, é ensinar a estudar, a pesquisar, a identificar as suas principais habilidades. E, para atingir um nível alto de aprendizagem e conhecimento, são essenciais o sono, alimentação saudável, beber água e fazer atividades físicas diariamente”, orientou.

Em seguida, o coordenador da Universidade Livre (Unilivre), da Secretaria Municipal Adjunto de Ensino Superior, vinculada à Secretaria de Educação, Paulo de Tarso, falou sobre o tema “Pertencimento”. Como filósofo e musicoterapeuta, ele envolveu o público falando sobre a criação de ambientes de vida, das relações de bons valores que um deve ter com o próximo e das ações do Colégio de Aplicação voltadas para o bem-estar dos alunos, pais e a comunidade.

A diretora-geral do CAp, Wanessa Leal, destacou a importância do colégio na vida dos estudantes e de seus familiares. “O CAp oferece Educação de qualidade que prioriza não só a formação acadêmica, mas a do ser humano como um todo. Sediados aqui, na Cidade Universitária, agora vamos conviver bem de perto com nossos ex-alunos que passaram para as faculdades do campus e com os que estão chegando. O CAp tem alcançado bons resultados e cada um deve encontrar o equilíbrio de como o conhecimento pode trazer uma nova vida. Aos pais, obrigada pela confiança nesta escola”, destacou.

Como de costume, os novatos foram recepcionados pelos veteranos na entrada do prédio com cartazes e abraços. A peça teatral, formada por alunos do CAp, apresentou “A Cigarra, a Formiga e o Paraíso Dourado do Ensino Superior”. A dona de casa Maria Júlia Coutinho Silva disse que estava emocionada por ver a filha entre os aprovados. “Era o nosso sonho. Hoje estamos realizando. Estudar no CAp vai ser muito importante para as nossas vidas porque hoje eu sei que agora começa um futuro melhor para ela”.

O colégio tem 204 alunos de 1ª à 3ª séries do Ensino Médio e 36 professores, além de servidores técnico-administrativos. A equipe acumula resultados positivos em todas as esferas: municipal, regional, estadual e nacional e tem índice de cerca de 65% de aprovação de alunos em universidades públicas e privadas. O processo seletivo foi realizado em novembro do ano passado, com um total recorde de 1.355 candidatos inscritos que concorreram às 100 vagas oferecidas para a 1ª série do Ensino Médio.


Fotos Relacionadas