Aulão gratuito de matemática reunirá pré-vestibulandos

23/08/2019 08:47:00 - Jornalista: Waleska Freire e Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Pré-Vestibular se tornou referência por contar com 80% de aprovados nas faculdades do país

Diante da maratona de estudos na contagem regressiva para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será nos dias 3 e 10 de novembro, os alunos do Pré-Vestibular Social e do Colégio Aplicação (CAp) participarão neste sábado (24), do aulão de Matemática Análise Combinatória e Probabilidade, das 8h às 12h, na Cidade Universitária. A aula será ministrada pelo doutor em Matemática Aplicada e secretário de Educação, Guto Garcia. O aulão é gratuito e está aberto a todas as pessoas interessadas.

O Pré-Vestibular se tornou referência por contar com 80% de aprovados nas faculdades do país. Já o CAp é a melhor escola pública municipal de Ensino Médio do Brasil, de acordo com o resultado do desempenho das escolas no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado, em junho deste ano, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O colégio também ficou entre as 20 melhores escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, a terceira melhor escola do município de Macaé, incluindo as privadas, e a melhor escola pública da Região Norte Fluminense.

De acordo com o coordenador do Pré-Vestibular Social, Reginaldo Moraes, cerca de 50 novos alunos que estavam no cadastro reserva agora fazem parte do quadro. Eles ocuparam as vagas disponíveis pelos alunos que foram chamados no decorrer do primeiro semestre pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), uma plataforma online do Ministério da Educação (MEC), que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Hoje com 311 alunos, a equipe do Pré-Vestibular Social também está se preparando para aplicação do último simulado para o Enem, que vai acontecer em outubro. Também são aplicados simulados seguindo padrões dos exames da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). Antes de ingressar no Pré-Vestibular Social, os estudantes participam de palestras direcionadas sobre vestibular e orientação vocacional.

Enem

A prova é composta por 180 questões objetivas mais uma redação. No dia 3, acontece a aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no dia 10, será a vez das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

Criado para avaliar o desempenho dos estudantes no final da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reformulado com o passar do tempo e hoje é uma importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e particulares. Do Enem derivam ainda alguns programas de bolsas e financiamento estudantil para universitários.


Fotos Relacionadas