Bairro Cavaleiros passa a contar com ponto de coleta de óleo vegetal

05/02/2016 15:53:00 - Jornalista: Assessoria Ambiente

Foto: Assessoria Ambiente

Coletor foi instalado pela equipe da Secretaria de Ambiente

Os moradores do bairro Cavaleiros e imediações, passam a contar, a partir desta sexta-feira (5), com um posto fixo para entrega voluntária de óleo vegetal usado. Instalado pela equipe da Secretaria de Ambiente (Sema), o ponto está à disposição do cidadão todos os dias da semana, em frente ao posto 2, próximo ao Espaço de Convivência.

O coletor, confeccionado a partir de material 100% reciclado (composto de 75% de plástico e 25% de alumínio, de tubo de creme dental), faz parte do Programa Municipal de Coleta de Óleo Vegetal Usado, desenvolvido pela Secretaria de Ambiente, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão de Águas e Territórios, com o apoio da Odebrecht Ambiental.

Com a instalação deste novo ponto, a Secretaria de Ambiente espera sensibilizar o cidadão a não lançar o óleo usado na rede de esgoto ou diretamente na natureza. Estudos apontam que um litro de óleo - descartado irregularmente - é o suficiente para contaminar 25 mil litros de água.

“Estamos instalando mais este ponto atendendo a um pedido da população. Queremos convidar o cidadão a adotar esta atitude sustentável, entregando voluntariamente o óleo, devidamente armazenado e coado, para correta destinação”, afirmou o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins.

Para facilitar a coleta, a Secretaria de Ambiente orienta que a população leve o óleo (já coado de impurezas) em garrafas PET. Este material é encaminhado para cooperativas e associações, servindo para a produção de sabão, glicerina, tintas, detergente e biodiesel. Na natureza, o resíduo provoca a impermeabilização do solo, causando danos ambientais e colocando em risco a vida de diversas comunidades em períodos de chuvas torrenciais e enchentes. Já nas redes de esgoto, provoca o entupimento de canos e a proliferação de pragas e doenças nocivas aos seres humanos e aos animais.

Postos de coleta - Além do bairro Cavaleiros, a população também conta com pontos de coleta no distrito do Sana; no Posto de Atendimento da Odebrecht Ambiental (Rua Dr. Júlio Olivier, bairro Imbetiba); na Secretaria de Ambiente (Avenida Rui Barbosa, 1.725, Alto dos Cajueiros); Colégio Luiz Reid (Centro) e Base Operacional na Lagoa de Imboassica (bairro Morada das Garças).


Fotos Relacionadas