Barra de Macaé: mutirão de testagem termina nesta quarta ao meio-dia

23/06/2020 20:19:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Filho

Para fazer a testagem é preciso levar documento de identificação e comprovante de residência

Termina nesta quarta-feira (24), ao meio-dia, o mutirão de testagem para o coronavírus na praça Mirante dos Navegantes, na Barra de Macaé. Nesta terça-feira (23), segundo dia da atividade no local, 527 pessoas foram testadas, deste total, 59 apresentaram resultado positivo. A ação, promovida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, segue na quinta-feira (25) e na sexta-feira (26) no bairro Aroeira. Para fazer a testagem é preciso levar documento de identificação e comprovante de residência.

A gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos, ressalta que os resultados dos exames realizados nesta terça (23) serão entregues nesta quarta (24), na praça do Navegantes. Os realizados nesta quarta (24) também devem ser retirados na praça, das 8 às 12h, só que na quinta (25). A exceção dos positivos,  que estarão disponíveis para retirada no Centro de Triagem (antigo Jorge Caldas).

Daniela acrescenta que quando o resultado é reagente positivo, a pessoa recebe toda a assistência e orientação da equipe da saúde, que também faz o monitoramento via telefone. "A orientação é que essa pessoa mantenha o distanciamento social, faça uso da máscara, a lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel, desinfecção das superfícies e objetos pessoais, e observe os sinais e sintomas em outros membros da família e pessoas próximas", frisou, acrescentando que muitos não apresentam sintomas.

O teste leva cinco minutos para ser realizado. O atendimento nos mutirões é realizado por uma equipe formada por técnicos de laboratório, biólogo e enfermeiros.

Agenda em outros bairros

Os mutirões seguirão em outros bairros de acordo com o cronograma, sempre das 8h às 12h:

Dias 25 e 26 de junho – Moradores da Aroeira – Local: Praça do Ciep 393, na Rua Alcides Mourão.

Dias 29 e 30 de junho e 1º de julho - Moradores do Lagomar – Local: em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Avenida José Ferreira Machado.

As comunidades das Malvinas, Nova Esperança, Nova Holanda e Centro receberão o mutirão de testagem da saúde em datas a serem divulgadas.


Fotos Relacionadas