Barreto ganhará uma nova escola

2019-11-25 14:16:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
Foto: Rui Porto Filho
Unidade irá atender 180 estudantes, na faixa de dois a cinco anos, em horário integral

Os moradores do bairro São José do Barreto e proximidades ganharão, em breve, a nova Escola Municipal de Educação Infantil do Barreto. A obra, que está em fase de conclusão, é dotada de 1.100 metros quadrados e deve atender cerca de 180 estudantes, na faixa de dois a cinco anos, em horário integral. Localizada na Rua 12, Loteamento Franco Plaza, a construção do espaço consolida a proposta da educação de Macaé de universalizar o atendimento ao segmento infantil com ingresso de todas as crianças acima de dois anos na sala de aula.

A obra contará com 16 salas de aula e será aos moldes da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lia Koop Franco (Vila Badejo). Serão seis salas que terão área de repouso e banheiros adaptados para as crianças do maternal I e II (dois e três anos) e lactário. O espaço também conta com salas intituladas creche I, com trocador, fraldário e espaço específico para alimentação, além de salas destinadas aos alunos da creche II, que contarão com tatames, banheiros adaptados e trocador. Já a creche III terá mesas especiais e tatames.

A nova escola terá sala multiuso-leitura, laboratório de informática, almoxarife, solário, sala para professores, secretaria, sala da diretoria, sala de recursos, além de pátio coberto, anfiteatro, cozinha especial, dispensa com separação para alimentos perecíveis e não perecíveis, área para recreação, estacionamento e banheiros específicos para funcionários.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a área contará ainda com espaços adaptados e seguem Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Educação Infantil. "Seguimos as diretrizes da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), que conta com concepções quanto a reforma e adaptação dos espaços onde se realiza a Educação Infantil", ressaltou.

A previsão é que mais oito unidades escolares sejam entregues até o final de 2020. O objetivo, segundo Guto Garcia, é ampliar a oferta de vagas para o ensino no município de Macaé e aumentar a potencialidade na área de educação.

"Serão três novas escolas no Lagomar - padrão de Educação Infantil e segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) -, além da que vai funcionar compartilhada com o Governo do Estado para Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Na lista também estão as construções na Ajuda, Jardim Franco e duas escolas padrão no Bosque Azul. Em fase adiantada está o processo para obra da escola, que vai funcionar no antigo Hospital do Sase, na Barra de Macaé", finalizou.

A última unidade inaugurada neste ano de 2019 é a Escola Municipal de Educação Infantil Professor José Augusto Abreu Aguiar, que atende 220 alunos, na faixa de dois a cinco anos e funciona na Rua Francisco Portela, 91, Centro, antigo endereço da Casa da Criança e do Adolescente.

Busca

Acesso Rápido

Destaque