Bolsa Escola: governo divulga lista com alunos beneficiados

13/05/2019 15:47:00 - Jornalista: Joice Trindade e Waleska Freire

Foto: Maurício Porão - Arquivo Secom

Contemplados têm até o meio-dia de sexta-feira (17) para se cadastrar para o processo de pagamento

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, divulgou, nesta segunda-feira (13), o resultado do Programa Bolsa Escola aqui no portal oficial. Cem alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental receberão a bolsa no valor de R$ 600 nos meses de maio, junho e julho. O documento também identifica as escolas, a classificação, o ano de escolaridade, coeficiente de rendimento, os critérios de desempate e os nomes dos beneficiados que, em contrapartida, farão atividades pedagógicas nas unidades de ensino em apoio a estudantes com dificuldades, durante oito horas semanais.

"Até esta sexta-feira (17), às 13h, os alunos que serão contemplados têm que se cadastrar para o processo de pagamento. Deverão ser entregues na sala da Secretaria Adjunta de Educação Básica, que funciona na sede da Secretaria de Educação (Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591, Novo Botafogo), os documentos necessários. São eles: cópia do CPF; número da conta na qual seja titular; agência e banco onde será creditado o benefício e cópia da carteira de identidade do aluno ou certidão de nascimento. Na sexta-feira, às 15h, sairá outra listagem com os suplentes, caso os alunos não se apresentem com as referidas documentações", informou o secretário Guto Garcia.

A concessão segue as normas previstas na Instrução Normativa 001/2019, elaborada em conjunto entre as secretarias municipais de Fazenda, Planejamento e Controladoria Geral do Município. O resultado leva em consideração o cálculo percentual das notas dos alunos matriculados nas turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), referente às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física. O pagamento será nos meses de maio, junho e julho e, após o término do bimestre escolar, conforme calendário letivo.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a concessão da Bolsa Escola é uma conquista para as 106 escolas municipais. "Além de reforçar permanência do aluno na escola, a concessão da bolsa está diretamente relacionada ao desempenho pedagógico do aluno e, portanto, poderá se repetir a cada bimestre letivo para o mesmo aluno ou ser concedida a outro que atender as exigências", ressaltou.