Bolsa Família promove atualização cadastral

11/04/2017 15:03:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade dá suporte à ação

O Programa Bolsa Família realiza averiguação e revisão cadastrais em 5.755 famílias de Macaé. Elas receberão no extrato de abril ou por meio de carta, a menção a um dos oito grupos em que se encontram para poder saber o dia determinado para comparecerem nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde fizeram seu registro, a fim de realizarem a revisão cadastral. Já o processo de averiguação deverá ser feito na sede do Bolsa Família, na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 403, Centro. Esses trabalhos deverão estar prontos no dia 18 de agosto.

A revisão cadastral tem como objetivo garantir a atualização dos dados declarados ao cadastro único pelas famílias que foram identificadas com cadastro desatualizado. Já a averiguação cadastral consiste na verificação das informações registradas no cadastro único de 2016, por meio do cruzamento da base nacional (FGTS, BPC, CNIS e outras) com bases de dados do governo federal.

Segundo a coordenadora do Programa Bolsa Família, Camila Delfino, inicialmente os trabalhos tratam de 5.755 famílias, mas pouco a pouco mais famílias vão sendo incluídas. "Em março de 2017 foram beneficiadas em Macaé 7.120 famílias, quando o governo federal repassou R$ 1.040.941,00, resultando um valor médio de R$ 146,20", informa. Quem faz a gestão do Programa Bolsa Família é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.

Para receber o benefício

Para receber o benefício, as famílias devem prestar atenção em três aspectos: saúde, educação e assistência social. Na esfera educacional todas as crianças de seis anos a adolescentes de 15 anos deverão estar matriculados, com frequência de 85%. Os adolescentes de 16 a 17 anos precisam ter frequência escolar de 75%.

Já na área da saúde, as famílias deverão fazer a pesagem de suas crianças de zero até sete anos. Meninas de 14 anos até mulheres de 44 anos - a chamada idade fértil - também terão de se pesar. Isso poderá ser feito na Unidade de Saúde mais perto dessa família.

No setor de assistência social, as famílias terão de ter o CadÚnico atualizado, fato que propicia um prazo de dois anos sem precisar refazer o cadastro único. Entretanto, se houver mudanças na família, atualizações serão necessárias novamente.


Fotos Relacionadas