Brasileiro de Canoagem é destaque em Glicério

28/07/2013 19:32:00 - Jornalista: Thales Coutinho

Foto: Maurício Porão

A competição aconteceu neste final de semana.

Macaé recebeu, neste final de semana, a segunda etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom. O evento aconteceu no Rio São Pedro, no distrito de Glicério, na região serrana do município. Quebrando o recorde do número de participantes com mais de 300 embarcações em uma competição nacional, o campeonato reuniu os melhores atletas brasileiros e serve de preparativo da Copa do Mundo Júnior, em 2015 e as Olimpíadas Rio, em 2016. A Copa Brasil é uma realização da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) em parceria com a Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).


Modalidade olímpica desde 1972, a canagoagem Slalom é praticada em caiaques ou canoas em águas rápidas, em percursos que variam entre 250 e 300 metros, definidos por "portas" penduradas por arames suspensos, que o canoeiro deve percorrer sem faltas e no menor tempo possível. Na segunda etapa da Copa do Brasil, realizada em Macaé, foram três modalidades em disputa: K1 (caiaque), C1 (canoa) e C2 (canoa dupla) sendo masculino e feminino, nas categorias Infantil (atletas nascidos em 2000 ou depois), Menor (nascidos em 1998-1999), Júnior (1994 a 1997) e Sênior (nascidos antes de 1994).

Macaense da região serrana, o jovem Antôny da Conceição, de apenas 13 anos, foi um dos destaques do torneio, conquistando o ouro na segunda divisão na categoria C2 ao lado de Helton Xavier e a medalha de bronze na C1 Masculino Menor da primeira divisão. Mesmo com uma rotina de treinos diários de segunda a sexta na Associação Educativa Esporte e Meio Ambiente (AEEMA), o jovem atleta sonha com voos maiores.

- Fiquei satisfeito com meus resultados mesmo sabendo que ainda posso melhorar. O nível do campeonato estava alto com muitos atletas bons. Além disso, no percurso tinha uma baliza no escorrega muito difícil de fazer sem penalidades - informou o atleta, que tem como sonho integrar a seleção brasileira de canoagem e disputar os Jogos Olímpicos.

Presente na competição, o superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Argos Rodrigues, elogiou a estrutura e organização da 2ª Copa Brasil de Canoagem Slalom e ressaltou a importância do crescimento da canoagem e o surgimento de novos atletas que irão representar o país em competições futuras.

- Foi uma etapa maravilhosa em todos os sentidos. A canoagem slalom vem crescendo muito no Brasil e pudemos constatar isso nesta competição onde quebramos o recorde do número de embarcações inscritas. A escolha de Glicério foi mais que acertada e a Confederação está satisfeita com que vimos aqui. Agradecer aos parceiros, em especial a Prefeitura de Macaé e a Fesportur, por todo suporte e auxílio que nos foi oferecido, aos atletas e a todos envolvidos direta ou indiretamente neste evento. Novos talentos estão sendo observados e a certeza de que a canoagem brasileira estará cada vez melhor representada - afirmou Rodrigues.

Argos destacou ainda o potencial da região serrana em desenvolver o turismo de aventura, já que o Rio São Pedro apresenta condições perfeitas para a prática de rafting. Segundo o representante da CBCa, Macaé precisa de alguns ajustes para desenvolver essa vocação para a canoagem.

- Atualmente o turismo de aventura é um ingrediente que atrai inúmeros visitantes e amantes do esporte. Macaé preenche todos os pré-requisitos para desenvolver na sua região serrana o rafting, que é a prática de descidas em corredeiras em botes infláveis. Explorar esse potencial mexe com toda a comunidade, economicamente e socialmente. Temos esse exemplo no interior de São Paulo, na cidade de Brotas, mas sem dúvida que as condições aqui são ainda melhores - acrescentou.

A premiação aconteceu na praça do monumento a canoagem, no centro do distrito de Glicério, com medalhas para os três primeiros colocados em cada categoria e por equipe. Informações sobre o evento também estão disponíveis no site da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa): www.canoagem.org.br.


Fotos Relacionadas