Caminhão tomógrafo inicia atendimento em Macaé

01/04/2019 15:54:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Cerca de 50 tomografias são realizadas por dia na unidade móvel

O Caminhão Tomógrafo, enviado pela Secretaria Estadual de Saúde, já começou a funcionar, nesta segunda-feira (1º), na Praça Washington Luiz, em Macaé. A ação é uma parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. A unidade móvel permanecerá no município até o dia 26 de abril. A expectativa é realizar cerca de 50 exames diariamente.

A secretária de Saúde, Deusilane Galiza, destacou que os exames precisam estar autorizados pelo Controle, Avaliação e Auditoria. Ela acrescentou que os resultados estarão disponíveis em um prazo de 15 dias. "Estamos com uma demanda reprimida, por isso, essa parceria é fundamental para agilizarmos o processo de quem está na fila de espera", acrescentou.

A dona de casa Ângela Maria Carvalho da Silva, 49 anos, investiga fortes dores de cabeça. "Vou fazer tomografia do crânio. O caminhão tomógrafo é uma oportunidade para quem não tem condições de pagar por esse exame e, ainda, precisa de agilidade no atendimento", frisou a dona de casa.

O coordenador médico do caminhão tomógrafo, Gabriel Barbosa, afirmou que a unidade móvel realiza exames eletivos (ambulatoriais) em diversas partes do corpo humano. "A tomografia é importante para o diagnóstico e o controle de doenças", explicou.

O coordenador de Unidades Móveis de Imagem, da Secretaria Estadual de Saúde, Jorge Ataualpa, afirmou que o caminhão tomógrafo é uma iniciativa que visa à interiorização da saúde. "A parceria com as prefeituras é fundamental. Ela acontece com o encaminhamento de pacientes, assim como outros suportes necessários para o programa", disse o coordenador.

Para ter acesso ao atendimento do Caminhão Tomógrafo, é preciso autorizar o exame, solicitado por um médico especialista das unidades de saúde da rede municipal, no Controle, Avaliação e Auditoria, localizado na Avenida Agenor Caldas, 261, no bairro Imbetiba, na antiga Casa do Empreendedor, de segunda a sexta-feira de 8h às 17h.


Fotos Relacionadas