Campanhas contra Poliomielite e Multivacinação são prorrogadas

03/11/2020 12:30:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão / Arquivo Secom

Todas as vacinas estão disponíveis durante o ano inteiro

As duas Campanhas de Vacinação - contra a Poliomielite e a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos - foram prorrogadas até dia 27 de novembro. A ação estava prevista para encerrar no dia 30 de outubro. Em Macaé, a Secretaria de Saúde disponibiliza a vacinação em 34 postos de saúde, incluindo a região serrana, em horários específicos. Confira a tabela.

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Imunização, ressalta que o objetivo da campanha é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite e aumentar a cobertura vacinal na faixa etária definida na multivacinação.

De acordo com dados do Programa de Imunização, até o dia 28 de outubro, foram imunizadas 6.329 crianças contra a pólio, o que representa 47% do público-alvo. A responsável pelo Programa, Luciana Santos, lembra que todas as vacinas estão disponíveis o ano inteiro. "Os pais e responsáveis podem procurar uma unidade de saúde com sala de vacina, para atualizar o cartão", reforçou.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças de um a quatro anos contra a poliomielite. É importante que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para atualizarem a caderneta de vacinação contra outras doenças como hepatite B, pentavalente, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, hepatite A; meningocócica ACWY ; HPV; entre outras.

Poliomielite - O Brasil não detecta casos de poliomielite (paralisia infantil) desde 1990 e em 1994 recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território.