Capacitação aborda comportamentos de transtorno no ambiente escolar

22/08/2017 17:56:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Profissionais do Núcleo de Saúde Mental, Centro de Referência do Adolescente e salas de apoio participam

Saber identificar o que é falta de limite ou transtorno psicológico no aluno. Este é o objetivo da formação "Comportamentos Disruptivos no Ambiente Escolar", iniciada nesta terça-feira (22) e que segue até dezembro, com a integração dos professores e profissionais que atuam no Núcleo de Saúde Mental, Centro de Referência do Adolescente (CRA) e salas de Apoio Pedagógico Específico (APE).

Durante a programação, os participantes compartilharam vivências e enriqueceram conhecimentos para atuar em ambientes com estudantes que apresentam indisciplina, transtornos e comportamentos de agressividade. A conduta é registrada na sua maior parte em estudantes de primeiro ao quinto ano.

Ministrada pela psicóloga educacional/escolar da rede municipal e terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, Sandra Reis, a programação destaca situações como medicalização escolar, atendimentos clínicos e plano individual do aluno.

Questões legislativas e sociais sobre a prevenção e manejo dos comportamentos disruptivos e a importância da aproximação da família são abordadas. O próximo encontro acontece no dia 19 de setembro no Centro de Formação Carolina Garcia, nos turnos da manhã e tarde, dentro do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro).

A conselheira tutelar Rejane Oliveira elogiou a formação. "É essencial sabermos como lidar com crianças e adolescentes com algum tipo de transtorno", pontua. A professora Danusia Oliveira também fez questão de se inscrever. "Leciono em turma de educação infantil. Essa formação é essencial para podermos trabalhar com estratégias pedagógicas pontuais", explica.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, no ambiente escolar são encontradas situações e estudantes com comportamentos variados. Para melhor trabalhar diante de questões como conflito na escolas com envolvimento de alunos em situação de transtorno, a equipe da Educação está adotando uma série de medidas. "Reformulação do guia de orientação com ações práticas para os profissionais, acolhimento dos gestores que contam com alunos com perfil com transtorno psicológico são algumas ações promovidas", ressaltou.

Transtornos devem receber atenção

O comportamento disruptivo é caracterizado por irritabilidade, oposição e agressividade. Outro transtorno abordado é o opositor, que pode ocorrer em crianças ou adolescentes que apresentam desobediência e condutas negativistas ou provocativas em relação à figura de autoridade.

Já transtorno de conduta é reconhecido por comportamentos de oposição persistentes que levam a conflitos com os pais, professores, colegas e demais pessoas de convivência. A partir dos 18 anos a nomenclatura utilizada é Transtorno de Personalidade Antissocial, tendo como causas fatores ambientais, genéticos e emocionais que interagem entre si e que levam ao início, agravamento ou manutenção dos sintomas.


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