Capacitação une professores do EJA

29/03/2017 10:40:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Duzentos profissionais que atuam com EJA participam da capacitação

"Diálogos instigantes". Esse é o tema da Semana de Formação Continuada em Educação de Jovens e Adultos (EJA), que segue até sexta-feira (31), no Centro de Formação Carolina Garcia, dentro do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, para cerca de 200 profissionais do segmento.

A primeira formação da modalidade deste ano letivo tem como objetivo reforçar a qualificação dos que trabalham com cerca de três mil alunos. Professores que atuam com alunos dos ciclos iniciais - primeiro ao quinto ano - participam de palestras com o tema "EJA na atualidade", ministradas pelas professoras Conceição Fernandes e Sílvia Martins.

Os docentes que atuam com turmas de ciclos finais e fases - sexto ao nono ano e Ensino Médio - integram os debates com o tema "Leitura: base do trabalho interdisciplinar na EJA", conduzido pela especialista em Língua Portuguesa, Tânia Maria Pacheco Martins.

A Educação de Jovens e Adultos está presente em 21 escolas - cinco funcionam de dia. A modalidade de ensino oferece uma oportunidade para aqueles que desejam concluir os Ensinos Fundamental e Médio.

O curso foi elogiado pelos participantes. As professoras Danielle Carvalho e Valessa Silva admitem que a formação será essencial para a atualização. "Esta é uma boa oportunidade para compartilharmos experiências e repensarmos no nosso trabalho em sala de aula", conta Valessa.

Educação de Jovens e Adultos amplia formação da cidadania

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a Educação de Jovens e Adultos contribui com o resgate da estima e formação da cidadania. "Os alunos ficam mais confiantes e empenhados em recuperar o tempo perdido nos estudos", ressaltou.

Ferramentas - Para melhor atuar em sala de aula, os profissionais da EJA contam com acesso à página ntmmacae.com, com referências pedagógicas e recursos virtuais para serem trabalhados no dia a dia nas escolas.

No site produzido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) da Secretaria de Educação, são disponibilizadas sugestões de atividades em jogos, áudios, vídeos animados e informações pedagógicas. Outro material que pode ser acessado é o Caderno de Orientação Curricular (COC), que já está disponível para os profissionais da modalidade.


Fotos Relacionadas