Caravana Buzum encanta escolas municipais com teatro de bonecos

19/02/2014 18:48:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Flávio Sardou

O projeto segue em Macaé até o próximo dia 28

Encantamento e reflexão. Assim pode ser definido o projeto Buzum, que começou nesta quarta-feira (19) e segue até o próximo dia 28 em 12 escolas municipais. O espetáculo do teatro de bonecos arrancou aplausos e sorrisos na Escola Municipal de Educação Infantil Christos Jean Kousolas (Nova Holanda). A aluna Juliana dos Santos, de cinco anos, era uma das mais animadas. “Nunca vi um ônibus com teatro de bonecos. É muito legal, grande e bonito. Gostei de tudo”, disse.

Macaé é a primeira cidade a receber a caravana, já reconhecida no país por oferecer o encanto do teatro de bonecos e levar a reflexão para comunidade escolar. O projeto Buzum vai atender no município cerca de 2 mil alunos, que posteriormente participarão de aulas referentes aos temas “Sustentabilidade” e “Família”. O “Buzum” é uma programação patrocinada pela Líder Aviação, em parceria com a secretaria de Educação.

Mesmo antes da visita na escola, a caravana Buzum agitou alunos e professores da Christos Jean Kousolas. De acordo com a diretora da unidade, Rosane Vieira Botelho, os 435 alunos, na faixa de dois a cinco anos, participaram de atividades diferenciadas para melhor se integrar ao projeto.

- Para melhor entender o que é o Buzum e a temática da caravana, os professores trabalharam com os alunos questões como fauna, relação afetiva entre pais e filhos, animais domésticos e selvagens, além de sustentabilidade -, disse.

Além disso, a garotada fez parte de rodas de conversa sobre temas dinamizadores da caravana e produção de cartazes sobre animais com desenhos, colagem e pintura. O próximo passo da escola é realizar um baile de carnaval no próximo dia 28, às 9h e 15h, nas dependências da unidade.

A caravana segue nas unidades municipais. São seis apresentações diárias, cada uma podendo ser assistida por 55 alunos, na faixa de três a 11 anos, atendendo assim estudantes dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Um dos enfoques é a abordagem sobre a relação entre pais e filhos e a importância da sustentabilidade, por meio da temática “Filhotes do Brasil”. Na oportunidade, são apresentadas histórias diversas, além de esquetes que destacam animais e o rio, o ar e a terra.

Oficinas e peça - No projeto Buzum, os alunos participantes também fazem parte de oficinas de confecção de bonecos, todos feitos de material orgânico, como peneiras e buchas vegetais. O risco quanto à aviação também é um dos enfoques da caravana. Na oportunidade são distribuídos material informativo e gibis sobre a prevenção de situações que envolvem aeronaves.

A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, ressaltou que a parceria é mais uma ação que visa enaltecer temas diversificados, elevar a cultura e aguçar a percepção e criatividade dos alunos.

Entre as participantes estão escolas municipais como de Educação Infantil Juventino da Silva Pacheco (Barra) e Nossa Senhora da Conceição (Aeroporto). Na lista também estão os colégio municipais Wolfango Ferreira (Barra) e Fantina de Melo (Frade), Emilson de Jesus Machado (Aeroporto), Neiva Mariano dos Santos (Visconde de Araújo), Maria José Ferreira Barros (Visconde), Carmem de Jesus França (Praia Campista), além de Córrego do Ouro e Crubixais de Cima. Nesta quinta-feira (20) o ônibus itinerante estará no Colégio Municipal Wolfango Ferreira, a partir das 9h.


Fotos Relacionadas