Carnaval: cuidados podem garantir folia com tranquilidade

01/03/2019 12:04:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Ingerir bastante líquido, moderar o consumo álcool e fazer refeições leves são algumas orientações

Foi dada a largada para a maior festa popular do mundo. O Carnaval é momento de muita diversão e agito, mas é preciso alguns cuidados e, principalmente, não exagerar para chegar bem na Quarta-feira de Cinzas.

Neste período, a rotina fica de lado e algumas medidas devem ser adotadas como a ingestão de bastante líquido para não desidratar, moderar o consumo de bebidas alcoólicas, usar protetor solar e fazer refeições leves.

Os pais também devem ficar atentos aos pequenos. Para manter a segurança da garotada durante as festas, os pais devem colar na roupa um adesivo ou fazer uma pulserinha de identificação para facilitar a localização dos responsáveis caso alguém se perca. Deve constar informações como endereço, telefone e nome dos responsáveis.

O secretário de Atenção Básica, Hélio da Conceição, ressalta que as equipes estão prontos para atendimento à população e as unidades abastecidas com medicamentos e produtos necessários. "Esperamos que todos possam se divertir, mas sem esquecer dos cuidados com a saúde, como se proteger das doenças sexualmente transmissíveis e não dirigir após a ingestão de bebida alcoólica", frisou.

Emergência - Durante o Carnaval também é registrado um aumento no fluxo de pacientes nas unidades de emergência e pronto atendimento. Em Macaé, a Secretaria de Saúde conta com três hospitais, sendo dois na sede do município, o Hospital Público de Macaé (HPM), para atendimento de trauma, o Hospital Irmãs do Horto, para pronto atendimento, ambos no bairro Virgem Santa e o Hospital da Serra, na localidade de Trapiche.

A cidade possui ainda, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), nos bairros Barra de Macaé e Lagomar. Os prontos-socorros que também funcionam 24 horas, estão localizados na Imbetiba e Parque Aeroporto. No caso de alguma emergência na área de odontologia, existe o Pronto-Socorro Odontológico, no Centro.

Na região serrana, além do Hospital da Serra, existe ainda as unidades 24 horas em Glicério e Sana.

Políticas Sobre Drogas - A Coordenação Geral de Políticas Sobre Drogas também vem chamando a atenção da população quanto ao consumo de álcool e direção, através do programa "Amigo da Vez". A finalidade é conscientizar os motoristas de não beber se for dirigir, e procurar outro tipo de transporte como táxi, ônibus ou mesmo uma carona com amigo que não ingerir álcool.