Carnaval reúne famílias e turistas em Macaé

26/02/2020 14:32:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Rui Porto Filho

Carnaval na orla da Praia dos Cavaleiros foi animado pela banda Carioca.com

O Carnaval da Família reuniu moradores da cidade e turistas em dois pontos durante os quatro dias do reinado de Momo: na Praia dos Cavaleiros, onde, na altura do número 2.600 a banda Carioca.com se apresentou e na Avenida Télio Barreto, onde houve desfiles de escolas de samba e de bois pintadinhos.

As amigas Cibele Alves, de 33 anos e Ingrid Santos, de 32 anos, vieram de São Paulo (SP) para curtir o Carnaval em Macaé. Hospedadas em um hotel na Praia dos Cavaleiros, elas participaram da apresentação da banda Carioca.com e elogiaram a limpeza da orla e a infraestrutura do município para receber turistas. "A praia é limpa, o hotel é top, a gastronomia da cidade está de parabéns", afirmou Ingrid. "Além disso, a música está ótima, valeu a pena ter vindo", opinou a amiga Cibele.

Os turistas de Campos Fabiano Vieira, de 45 anos e João Paulo Tavares, de 29 anos, comentaram que escolheram Macaé porque queriam aproveitar a folia sem tumulto. "A cidade está limpa e o Carnaval muito bom", pontuou Fabiano. Tia e sobrinha, Fátima Regina, de 37 anos e Ana Vitória Martins, de 15, elogiaram o conceito família do Carnaval macaense. "Não tem bagunça, está muito organizado", assinalou a tia Fátima.

E não faltou criança fantasiada na orla dos Cavaleiros: princesa, pirata, mulher maravilha, batman, homem aranha, bailarina, egípcia e fada foram algumas. A pequena Manuela Ribeiro, de seis anos, estava fantasiada de Jasmine e acompanhada dos pais Clélia Marques, de 43 anos e Alessandro Ribeiro, de 47 anos. "O ambiente está familiar", ressaltaram os pais.

O repertório da Carioca.com foi formado por marchinhas de Carnaval, sucessos de axé music, forró, baião e outros hits. Dois jovens integrantes da banda, Priscila Silva, de 24 anos e Gleisson Soares, de 15 anos, mostraram seus talentos musicais no palco e despertaram o orgulho da mãe, Elizabeth da Silva, de 58.

"Valeu a pena cada ensaio, é uma realização vê-los no palco principal do Carnaval macaense, a prefeitura organizou muito bem esta manifestação cultural e artística", destacou Elizabeth. Uma das foliãs mais animadas no domingo (23) foi a moradora de Macaé, Alrilene Cardoso, de 60 anos. "A música está ótima", atestou.

Carnaval aquece economia formal e informal

O secretário de Turismo, Léo Anderson, acompanhou de perto toda a programação do Carnaval de Macaé e informou que a ocupação nos hotéis chegou a 75%. "Recebemos cerca de 20 ônibus cadastrados de turismo. Neste Carnaval mostramos Macaé como uma opção de cidade estruturada para receber o turista", definiu.

Além do expressivo movimento nos restaurantes da orla que contam com gastronomia para todos os gostos, os ambulantes também comemoraram as vendas no Carnaval. "Vendo, no mínimo, cinquenta copos de açaí por dia de folia", informou a ambulante Camila dos Santos, que disponibilizava acompanhamentos como aveia, amendoim, granola e flocos de arroz.

Uma das artesãs da Feira de Artesanato, localizada na orla dos Cavaleiros, Ana de Souza, que comercializa lembranças de Macaé, festejou todos os trabalhos vendidos. "Não tenho do que reclamar, estou vendendo muito", afirmou.

Logo após a apresentação da banda Carioca.com nos dias de folia, agentes da Secretaria de Serviços Públicos faziam a limpeza da via, a partir das 19 horas, para liberação para o trânsito e o Carnaval seguia na Avenida Télio Barreto, no Centro.

No domingo (23), na Rua Dr. Télio Barreto, houve desfile dos bois pintadinhos infantis; no sábado (22) o desfile foi das baterias e foliões das escolas de samba e na sexta-feira (21) os bois pintadinhos adultos se apresentaram. Em Macaé, o boi pintadinho é uma manifestação cultural tradicional marcada por instrumentos de percussão.

O Carnaval em Macaé contou com a atuação das secretarias de Cultura, Turismo, Saúde, Esportes, Comunicação, Mobilidade Urbana, Ordem Pública, Serviços Públicos, Defesa Civil, além da Polícia Militar.