Casa do estudante começa a funcionar segunda-feira

04/10/2018 19:56:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

O sorteio dos quartos aconteceu nesta quinta-feira

Os 48 universitários contemplados no processo de seleção do projeto-piloto Moradia Estudantil Temporária, da Prefeitura de Macaé, participaram, nesta quinta-feira (4), do sorteio dos quartos onde vão morar, gratuitamente, na Casa do Estudante, que funciona no antigo Hotel Colonial, na Praia de Imbetiba. Todos são suítes com camas, armário, frigobar e banheiro e há também uma cozinha coletiva com fogão industrial e geladeiras. Eles vão se mudar para o espaço a partir da próxima segunda-feira (8).

O prefeito Dr. Aluízio participou do sorteio e deixou uma mensagem importante para a relação de convivência que os estudantes terão, de forma compartilhada.

- Este espaço é para vocês. O princípio deste projeto é o reconhecimento da importância que vocês, estudantes, têm para a nossa cidade que, com certeza, será melhor porque é para isto que existe a universidade. Vocês vão cuidar deste espaço, que está localizado numa área histórica de Macaé e tem grande significado para o município desde a linha férrea Leopoldina, o porto, a sede da Petrobras que é aqui. Vocês vão dar vitalidade a este local. Queremos que acreditem nisto e aproveitem da melhor maneira, com respeito entre vocês, para uma relação saudável de convivência. Este espaço é para estudo e também lazer, porque é um ambiente agradável e bom para viver -, destacou.

O sorteio foi feito pela equipe da Superintendência Acadêmica, da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, como forma democrática de selecionar os alunos por quarto, sendo conduzido pela superintendente Acadêmica, Débora Lacerda.

O secretário Márcio Magini ficou emocionado ao falar aos alunos.

- Agradeço a prefeitura e a minha equipe. Acreditamos neste projeto que tem gestão participativa com as instituições e com vocês alunos. É um modelo pioneiro de moradia estudantil, com alunos de quatro Instituições de Ensino Superior, de cursos diversos, convivendo juntos. Quando chegarem ao final da graduação vocês verão como valeu a pena terem acreditado neste trabalho da prefeitura -, enfatizou.

Aluna do segundo período do curso de Administração da UFF, Isadora Souza, 20 anos, disse que deixou a família em São Pedro da Aldeia para fazer a faculdade em Macaé e o projeto já é muito importante para que conclua o curso com tranquilidade.

- Só tenho a agradecer. Eu não conhecia o espaço, estou conhecendo hoje e fiquei bastante animada porque é lindo, aconchegante, de frente para o mar e num bairro incrível.

O diretor da UFF, Daniel Nascimento, também agradeceu à prefeitura e falou da importância histórica da Imbetiba.

- Esta praia é onde a sociedade antiga frequentava, tudo acontecia aqui, faz parte da história do município. Vocês devem curtir este espaço e agradecemos o empenho da prefeitura para viabilizar este projeto.

A diretora da UFRJ, Roberta Coutinho, lembrou que o projeto, inicialmente, seria da universidade, mas, por questões financeiras e burocráticas, acabou não sendo implementado e a prefeitura resolveu assumir o compromisso para garantir a moradia aos universitários.

- Agradeço, em nome da UFRJ, a prefeitura e toda a equipe da Secretaria de Ensino Superior, sempre incansáveis em nos atender com campos de estágios, preceptorias e outras questões importantes para a universidade funcionar em Macaé e atender vocês cada vez melhor. Este projeto vai ajudá-los a concluir a graduação morando num ambiente agradável como este. Não tenho palavras para agradecer -, concluiu.

Conheça o projeto

O projeto Moradia Estudantil temporária é desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Ensino Superior, através da Superintendência Acadêmica, tendo como parceiros a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Federal Fluminense (IFF).

A Casa do Estudante terá porteiros 24 horas e os universitários moradores também vão receber, gratuitamente, assistência de musicoterapeuta, psicólogo e assistente social, entre outros profissionais. A diretora da UFRJ disse que os ônibus que prestam serviço à universidade passarão quatro vezes ao dia na Casa do Estudante.

Durante o processo de seleção os estudantes assinaram o Termo de Compromisso do Discente e o Termo de Ciência do Regimento. Cada Instituição de Ensino Superior (IES), parceira no projeto, é responsável por seus alunos e terá de entregar à Ensino Superior um Relatório de Acompanhamento Acadêmico do período disponibilizado à vaga.

O prédio da Casa do Estudante foi alugado pela prefeitura para oferecer condições de moradia aos estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, maiores de 18 anos de idade, oriundos de cidades distantes de Macaé, bem como contribuir para a permanência deles nas universidades, promovendo um ambiente de convivência e estudo.

Foram contemplados 48 alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação das IES públicas, sediadas no município, conforme o edital 02/2018, que se inscreveram no processo seletivo. Dos 48 contemplados, sete são da FeMASS, 10 da UFF, 20 da UFRJ e 11 do IFF. Desses, 20 são do sexo feminino e 28 do masculino.


Fotos Relacionadas