CCZ: segunda-feira começa mais uma semana epidemiológica

19/11/2020 17:44:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arte

A Prefeitura de Macaé segue intensificando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A partir da próxima segunda-feira (23 de novembro), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promove mais uma semana epidemiológica. Serão feitas visitas domiciliares, em estabelecimentos comerciais e outros pontos considerados estratégicos nos bairros e localidades do município.

O cronograma de atividades é elaborado semanalmente. A finalidade é reforçar o trabalho de controle do mosquito e divulgar para a população informações sobre a importância da participação nas ações de combate aos criadouros.

Na próxima semana os agentes de endemias vão atuar, das 8h às 16h, de segunda (dia 23) à sexta-feira (dia 27), nos seguintes locais: Parque Aeroporto, Botafogo, Nossa Senhora da Glória, Virgem Santa, Novo Cavaleiros e Imboassica.

Haverá eliminação de criadouros inservíveis (como latas, garrafas, potes, casca de ovo e copos descartáveis), uso de larvicida em depósitos que não possam ser eliminados, e aplicação de inseticidas para eliminação do mosquito na fase adulta.
Combate a roedores

As equipes do CCZ também vão realizar o controle de roedores no Centro (segunda-feira, dia 23), Lagomar (terça e quarta-feira, dias 24 e 25), Aroeira (quinta-feira, dia 26) e Barra de Macaé (sexta-feira, dia 27).

O reconhecimento geográfico é feito com produção e atualização dos mapas dos bairros, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis do município por tipo. É uma atividade prévia e condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e tratamento químico.