Centro de Especialidades Odontológicas faz 600 atendimentos por mês

22/02/2017 13:52:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Arquivo Secom

Endodontia, cirurgia, periodontia e colocação de prótese são alguns dos serviços prestados

Com uma média de 600 atendimentos por mês, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) se destaca na implementação de políticas públicas no setor de saúde bucal. No espaço, são oferecidas especialidades como endodontia (canal), cirurgia (extração de dente, remoção de lesões), periodontia (tratamento gengival), estomatologia (diagnóstico de doenças da cavidade bucal) e prótese (dentaduras). Também é realizado atendimento a pacientes com necessidades especiais e, no anexo, tratamento de urgência.

O CEO funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h. Já a emergência funciona todos os dias durante 24 horas. O paciente deve ligar para a central de atendimento da coordenadoria de Odontologia nos telefones (22) 2762-0539/2796-1364, nas datas de agendamento preestabelecidas. É necessário o encaminhamento do dentista para solicitação de vaga e, ainda, documentos como identidade, CPF e carteira do SUS. Os usuários com menos de 18 anos, bem como aqueles em condição especial de saúde, deverão comparecer sempre acompanhados por um responsável, para facilitar a coleta de dados.

Para o supervisor do CEO, Jardel Monteiro, a unidade realiza um trabalho diferenciado com clínicos para pacientes diabéticos, paralisia cerebral, entre outros. "Em agosto do ano passado batemos a marca de 10 mil atendimentos desde a inauguração em outubro de 2015. Esse resultado mostra a preocupação com um atendimento de alto padrão e humanizado", frisa o coordenador.

O Centro conta com cinco consultórios e uma equipe formada por 32 profissionais. Já a área de atendimento 24 horas, que funciona anexo à unidade, tem três consultórios com média de 90 atendimentos diários, classificados por triagem com grau de urgência verde, amarelo e vermelho.

A dona de casa Joana de Souza Mendes, 48 anos, afirma que sua família está sempre utilizando os serviços do CEO. "O atendimento e o espaço são diferenciais. Tenho diabetes e fico despreocupada com o tratamento que recebo aqui", frisa a paciente.

Tratamento especial

O serviço especializado inclui o atendimento aos pacientes que apresentam deficiências mental e física, anomalias congênitas, deformações e síndromes, distúrbios comportamentais (autismo), transtornos psiquiátricos, distúrbios sensoriais e de comunicação. Além de doenças sistêmicas crônicas como diabetes, cardiopatias, doenças hematológicas, insuficiência renal crônica, doença autoimune e doença vesículo bolhosa. Os pacientes com doenças infectocontagiosas como hepatite, HIV, tuberculose e os transplantados e gestantes também recebem tratamento especial.

Prêmio

A Prefeitura de Macaé foi homenageada pela conquista do segundo lugar no Prêmio Brasil Sorridente. O reconhecimento é concedido anualmente pelo Conselho Federal de Odontologia, com apoio do Ministério da Saúde. A cidade se destacou na implementação de políticas públicas no setor de saúde bucal, com diminuição dos atendimentos emergenciais.

O Centro de Especialidades Odontológicas funciona na Rua Velho Campos, 566, no Centro.