Centro de Especialidades Odontológicas realiza cerca de 3 mil atendimentos por mês

01/09/2014 17:20:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Guga Malheiros

No local são realizadas cerca de mil consultas por mês

Ampliar o acesso da população aos serviços de odontologia é um dos objetivos do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), inaugurado no dia 28 de maio. São realizadas cerca de mil consultas por mês, dentro de seis especialidades: endodontia, periodontia, cirurgias, próteses, estomatologia, e atendimento a pessoas com necessidades especiais. Localizado na Rua Velho Campos, 566, Centro, o CEO também conta com um Pronto Socorro 24 horas, onde são realizados, em média, três mil atendimentos mensais. A iniciativa é da Prefeitura, em parceria com o programa Brasil Sorridente, do governo Federal.

O centro possui oito consultórios, sendo cinco para atendimento de especialidades, com hora marcada, e três para urgência no pronto socorro 24 horas. O CEO também conta com laboratório de próteses, radiografia, central de esterilização e auditório com capacidade para cerca de 40 pessoas, que será utilizado para educação sobre saúde bucal e formação profissional continuada. Os atendimentos são realizados com 21 dentistas especializados na área em que atuam.

- Sem condições para financiar um tratamento, eu sofria com muita dor na gengiva, mas encontrei no CEO a dignidade e possibilidade de voltar a ter uma vida melhor, sem dor. Fui atendida por um dentista especializado em periodontia -, destaca Maria de Belém Alves Dias, de 61 anos, auxiliar de serviços gerais.

De acordo com o subsecretário de odontologia, Jakson Augusto Gonçalves, a periodontia trata dos processos inflamatórios e infecciosos da gengiva. Ele acrescenta que a endodontia é responsável pelo tratamento de canais, e a estomatologia cuida de doenças da cavidade oral, dentre elas, o diagnóstico do câncer bucal. Outras especialidades são as cirurgias em geral, próteses e atendimento aos portadores com necessidades especiais neurológicas, físicas, diabetes crônicas, entre outras.

- Oferecemos no CEO um atendimento diferenciado. Os profissionais são especialistas na área em que atuam e, isso, reflete na qualidade do serviço prestado ao paciente. Hoje conseguimos uma evolução de 60% na história da odontologia no município devido à infraestrutura do Centro – disse o subsecretário.

Para ter acesso aos serviços especializados, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser encaminhado por um dentista clínico dos postos de Estratégia Saúde da Família (ESF) ou das unidades de urgência. Depois, é preciso fazer o agendamento da consulta pelos números 2762-0539 ou 2796-1364. A marcação é realizada mensalmente, em datas específicas, que são divulgadas em todos os postos médicos, e também pode ser solicitada por telefone.

Além do atendimento de urgência do CEO, a Prefeitura disponibiliza mais três unidades de pronto socorro 24 horas: Aeroporto, Unidade Mista de Glicério e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra.


Fotos Relacionadas