Cetep abre inscrição nesta quinta para 24 cursos gratuitos online

12/05/2020 14:06:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

As inscrições serão feitas somente nesta quinta (14 de maio) e sexta-feira (15 de maio)

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional, divulgou o edital nº 002/2020 com 4.440 vagas em 24 cursos gratuitos online para capacitação, aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento social, oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).

As inscrições serão feitas somente nesta quinta (14 de maio) e sexta-feira (15 de maio), a partir das 9h, no site do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal da Prefeitura de Macaé (NTM), parceiro no projeto, a partir de link no Portal da Prefeitura de Macaé: www.macae.rj.gov.br.

Os cursos oferecidos são: Formação de Preço de Venda; Noções Básicas de Almoxarifado; Introdução à Gestão de Compras; Gestão em Salão de Beleza; Secretária de Consultório Médico; Legislação Ambiental; NR 25 – Gerenciamento de Resíduos; A História da Moda; Introdução à Produção de Moda; Marketing e as Redes Sociais como Ferramentas; Plano de Marketing; Excel; Word; Ensino da Matemática na Educação Infantil e Séries Iniciais; Introdução à Matemática Básica; Introdução à Psicopedagogia; Introdução às Políticas Sociais; Noções Básicas para Auxiliar de Creche; Boas Práticas na Manipulação de Alimentos; Aproveitamento Integral dos Alimentos; Alimentação Saudável; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa); NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos; e Análise de Risco.

Atenção aos requisitos

Os requisitos para se inscrever são: ter idade e escolaridade mínimas para cada curso conforme estabelecidos no edital.

No ato da inscrição, o participante será matriculado e o protocolo de confirmação da matrícula no curso escolhido será encaminhado, automaticamente, para o e-mail cadastrado logo após a conclusão da inscrição.

O resultado dos inscritos matriculados será divulgado já na próxima segunda-feira (18 de maio), também a partir das 9h, no Portal da Prefeitura de Macaé, onde o edital está publicado.

A homologação da matrícula se dará de 18 a 22 de maio com acesso à plataforma digital dos cursos do NTM no site: ntmmacae.com. Quem tiver dúvidas sobre como participar ou quanto a outra informação pode entrar em contato com a equipe organizadora pelo e-mail: cursoscetepntm@gmail.com.

Cada candidato poderá se inscrever em até dois cursos e o material de estudo será disponibilizado, gratuitamente, na plataforma digital.

Os cursos serão na modalidade Ensino a Distância (EaD), assegurado pela LDB 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no artigo 80, e pela Nota Técnica n° 54/2018/CGNOR/DSST/SIT, do Ministério do Trabalho, que aprova os cursos online. O Certificado de conclusão do curso será disponibilizado em formato digital e enviado para o aluno por meio do seu endereço de e-mail.

"Com as medidas adotadas para conter a disseminação do coronavírus, como o isolamento social, a maioria das famílias fica mais tempo em casa e muitas estão aproveitando para fazer cursos. Pesquisas mostram o aumento da procura e da oferta por cursos a distância e o Cetep, que desde o ano passado inseriu na sua programação de cursos a modalidade EaD, resolveu ofertar cursos online seguindo os eixos tecnológicos dos cursos que ofertamos de forma presencial. Para a realização e sucesso de mais este trabalho precisamos do apoio de todos", destacou a superintendente de Qualificação Profissional, responsável pelo Cetep, Leandra Lopes.

Ela acrescentou que trabalhar em casa tem sido novidade para a equipe e a ajuda tem sido mútua.