Cetep tem 60 vagas remanescentes para cursos gratuitos e matrícula é nesta sexta

26/09/2019 16:02:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

Curso de manicure foi um dos mais procurados entre as 1.295 vagas

Mesmo com a chuva desta quinta-feira (26), centenas de pessoas amanheceram na porta do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Prefeitura de Macaé, para garantir a sua vaga nos cursos oferecidos gratuitamente. Das 1.295 vagas disponibilizadas para 26 cursos, foram 323 remanescentes - provenientes de pessoas que não compareceram ou não apresentaram a documentação exigida para efetivar a matrícula – e, dessas, têm, ainda, apenas 60 para cursos de artesanatos, matemática e recepção. As demais 263 foram preenchidas em minutos nesta quinta.

A informação foi passada pela secretária municipal adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, Leandra Lopes. Segundo ela, os interessados nas 60 vagas remanescentes devem comparecer ao Cetep, à Rua Alfredo Backer, 363, no Centro da cidade, nesta sexta (27). Novamente a ordem de chegada será um dos critérios para efetivar a matrícula.

Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: fotocópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade (histórico escolar, declaração de matrícula para quem ainda está estudando ou da série cursada), além de uma foto 3x4. O candidato menor de 18 anos deverá ter a inscrição realizada por um responsável legal.

Os inscritos para reserva de vaga após divulgação do edital, na segunda (23), tiveram terça e quarta para se matricularem. Os cursos das áreas de alimentação e beleza e saúde tiveram as vagas encerradas em meia hora. As aulas começam em outubro próximo e têm curta duração até o mês de dezembro, nas unidades do Cetep-Centro, Cetep-Barra e no Polo Cultural da Serra. O edital do processo de seleção nº 003/2019 está disponível no Portal da prefeitura e conta com todas as regras para o ingresso nos cursos.

Cursos

Nesta edição foram oferecidas vagas de assistente de Operações de Logística Portuária, marketing digital, tutoria EAD em Ambiente Moodle e Afetividade e Humanização através da Educação. Foram oferecidos também novos cursos: mecânico de motores a diesel e auxiliar de secretaria escolar. A lista conta com cursos de básico de Panificação Artesanal, produção alimentícia artesanal (geleias, doces e biscoitos) e noções básicas para os serviços de recepção. Na lista também estão os de auxiliar administrativo, almoxarifado, técnicas básicas de contabilidade e noções básicas de Recursos Humanos. Na área da beleza são manicure e pedicure, design de sobrancelha, barbeiro, básico de cabeleireiro e cabeleireiro profissional intensivo.

Além desses, outros cursos foram de informática básica, auxiliar de secretaria escolar, Matemática Básica e Matemática Financeira, costura para iniciantes, artes em tecido, linhas feitas à mão, esculturas em biscuit e desenho artístico.