Cirurgia no freio lingual é parceira da amamentação adequada

16/01/2020 10:52:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Bruno Campos

A anomalia na língua dos bebês pode causar desmame precoce

Não deu nem tempo de chorar. Foram cinco minutinhos entre a anestesia e o procedimento completo no frênulo (o conhecido freio) lingual do pequeno Conrado Prata Oliveira, de apenas dois meses de idade. A cirurgia foi realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da prefeitura e o problema foi identificado após o Teste da Linguinha, quando Conrado tinha apenas dois dias de nascido.

Satisfeita com o resultado, a mãe Jamilly Herculano Prata, de 25 anos, explicou que ainda nos primeiros dias de vida do bebê, ele havia sido encaminhado para fazer um acompanhamento da situação. "A diferença é muita. Antes, os meus seios estavam muito machucados por causa da pega na hora da amamentação, por causa da língua presa. Sentia muita dificuldade. Agora, a pega está diferente e não dói como antes", conta.

A correção é feita com um pequeno corte no freio, um “piquezinho”, para que a língua possa ter mais movimento. No procedimento, é usada a anestesia local e o bebê já pode ser amamentado na sequência.

O odontopediatra Luiz Maurício Nogueira Nunes, responsável pela cirurgia, explica que é o Teste da Linguinha que identifica a necessidade da cirurgia. Ele é obrigatório em todo o país - desde que a lei 13.002/2014, entrou em vigor - após o nascimento do bebê, juntamente com o teste do pezinho.

- O HPM faz, a Casa da Criança também, geralmente com um fonoaudiólogo ou pediatra. E quando dá alteração, é feito o encaminhamento para nós. O freio atrapalha a amamentação do bebê e é ruim para a mãe, que fica com os seios feridos, além de trazer problemas na fala. Mas, a preocupação maior é o aleitamento materno, que é fundamental, principalmente, nos primeiros seis meses de vida - acrescenta.

A anomalia na linguinha dos bebês é um dos fatores que podem interferir negativamente na amamentação e tem sido uma das maiores causas do desmame precoce, pois diminui a habilidade do recém-nascido em fazer uma pega e sucção adequadas, dificultando a produção de leite, esvaziamento da mama e causando dor nas mamas. O teste avalia a aparência da ponta da língua, fixação do frênulo na gengiva inferior, elevação e projeção da língua.

GRUPO DE ALEITAMENTO MATERNO - Algumas das indicações para o procedimento cirúrgico do freio lingual são feitas através do Grupo de Aleitamento Materno, que funciona na Casa da Criança e do Adolescente, toda quarta-feira, às 13h30. "Uma equipe multidisciplinar faz todo o acompanhamento das mães e demais participantes do grupo, pois todos são bem acolhidos. A equipe conta com pediatra, fonoaudióloga, nutricionista, assistente social e odontopediatra", afirma Luiz Maurício.

A Casa da Criança e do Adolescente fica na Rua Dr. Télio Barreto, 316. A marcação de consultas ambulatoriais é realizada de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

CEO - O CEO fica na Rua Velho Campos, 566, Centro. O local, que funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h, possui especialidades como endodontia (canal), cirurgia (extração de dente, remoção de lesões), periodontia (tratamento gengival), estomatologia (diagnóstico de doenças da cavidade bucal), prótese (dentaduras) e atendimento a pacientes com necessidades especiais.


Fotos Relacionadas