Colégio de Aplicação celebra 10 anos com mais uma live nesta terça

14/07/2020 13:55:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

O tema da segunda live é “Projetos didáticos e práticas pedagógicas”

Com receptividade e integração de alunos e ex-alunos na sua primeira live semana passada, o Colégio de Aplicação (CAp), da Prefeitura de Macaé, continua celebrando os seus 10 anos de atividades com o segundo encontro virtual, nesta terça-feira (14), às 18h, no Instagram do colégio: @cap_macae. O tema da segunda live é “Projetos didáticos e práticas pedagógicas” e tem a participação livre.


Os palestrantes desta terça são a professora de Química e coordenadora do Setor de Ciências da Natureza do colégio, Ana Célia Miranda; a professora de Matemática e Coordenadora do Setor Matemática, Leires Araújo; a professora de História Daiana Andrade; o professor de Língua Portuguesa e coordenador do Setor de Linguagens, Moacyr Silva; e a orientadora pedagógica Renata Quintanilha. As lives são mediadas pelo professor Eduardo Damas, coordenador de projetos do colégio, que passou as informações.

“A nossa primeira live foi um momento com alunos e ex-alunos interagindo entre eles e com os professores e gestores. Todos relembrando fatos que marcaram a sua experiência no colégio e também houve interação entre outros participantes. Foi uma grande receptividade”, destacou Damas. O tema da primeira live foi “Do sonho às memórias.

Serão realizadas quatro lives e as próximas abordarão a “Arte e cultura como instrumentos de inclusão”, dia 21; e “Professores & alunos: uma parceria de sucesso”, dia 28 encerrando as lives. O acesso é livre e, para participar, basta que os interessados entrem no Instagram do colégio nos dias e horários agendados para os encontros.

Trajetória de sucesso formando profissionais e cidadãos

Nestes 10 anos, o Colégio de Aplicação de Macaé tem muito de bom para contar como o exemplo da ex-aluna Alessandra Luiza Dias Felix, que foi da primeira turma formada pelo CAp, em 2012, e hoje é enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-campus Macaé). Aos 25 anos, ela contou que defendeu o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Enfermagem na última sexta-feira (10), justamente no mês em que o CAp celebra seus 10 anos de história.

“Eu diria que o CAp contribuiu não só para minha formação acadêmica, mas para a minha formação enquanto ser humano. O ensino era e acredito que ainda seja maravilhoso. Lembro de algumas das aulas até hoje e os professores sempre com sensibilidade para ensinar; guardo todos eles com carinho no meu coração. Eu prestei Enem para tentar Enfermagem um tempo depois, pois me dediquei a alguns outros projetos pessoais assim que me formei pelo CAp. Fui bem na redação, o que me ajudou a ter uma boa nota para passar para Enfermagem e com certeza minha formação pelo CAp teve muita influência no meu resultado final, assim como as aulas de Química e Física, que geralmente são escassas nas escolas públicas no Brasil, tendo em vista as diversas questões que a educação pública enfrenta no nosso país. Hoje me entendo como uma profissional da saúde que respeita e valoriza a diversidade sociocultural do nosso país e muito disso foi construído lá no CAp. A valorização e a defesa do que é nosso e público vêm desde aquele tempo”.

É com exemplo como este que o CAp tem muita história para celebrar com a população macaense. O colégio coleciona títulos como a melhor escola pública municipal do país no Exame Nacional do Ensino Médio; dezenas de alunos aprovados todos os anos para universidades públicas e privadas de várias partes do Brasil; projetos e ações sociais revertidas em prol dos alunos e da população; e, sobretudo, a sua contribuição na formação de cidadãos. Para saber dessa história de sucesso basta participar das lives e dar a sua contribuição fortalecendo os debates deste colégio que orgulha a sua equipe e os macaenses.