Colégio de Aplicação funcionará na Cidade Universitária

06/08/2019 11:28:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto/Arquivo Secom

Para mudança efetiva, o CAp depende da conclusão do bloco D, que tem previsão de ser entregue até dezembro

O Colégio de Aplicação (CAp), da Prefeitura de Macaé, passará a funcionar na Cidade Universitária e ampliará de 70 para 100 o total de vagas oferecidas. A mudança para o novo endereço ainda não tem data definida e a ampliação do número de vagas já estará valendo no próximo processo seletivo do CAp deste ano. O resultado é o presente antecipado de 10 anos de fundação que o CAp fará em 2020.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, para a mudança efetiva o CAp depende da conclusão do bloco D, que tem previsão de ser entregue ao Instituto de Ciências da Sociedade, da Universidade Federal Fluminense (ICM/UFF-Macaé), até dezembro. O diretor do ICM, Daniel Nascimento, informou que, assim que o bloco for entregue, a universidade deverá concluir a sua ocupação durante o primeiro semestre letivo de 2020. O secretário adjunto de Ensino Superior, Márcio Magini, informou que a construção do Bbloco D está em fase de acabamento.

"É o quarto anexo de aulas e setor administrativo que o município está construindo no polo universitário e cederá para abrigar a UFF-Macaé que hoje divide espaço, no Bloco A, com a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). A UFRJ ocupa os blocos B e C", explicou Márcio.

Segundo Guto, o investimento de construção do bloco D somará R$ 12 milhões custeados integralmente pela administração municipal, e faz parte do projeto de expansão da Cidade Universitária, consolidando Macaé como referência de “Cidade do saber e do conhecimento”.

A obra segue o cronograma previsto e tem 4.500 metros quadrados de área construída, com três pavimentos, funcionando, no térreo, a secretaria, salas da direção e de professores, biblioteca, diretório acadêmico e auditório com capacidade para até 200 pessoas, copa e sanitários. Os pavimentos um e dois terão 15 salas de aula cada, constituindo, ao todo, mais de 40 espaços para a população acadêmica.

A Cidade Universitária é referência em educação superior na região e no país por abrigar, no mesmo espaço e, gratuitamente, diferentes instituições de ensino superior. Juntas, a FeMASS, a UFF e a UFRJ têm, aproximadamente, 5,5 mil alunos e oferecem 18 cursos de graduação e sete de pós-graduação. Está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros. No campus também funcionam o Pré-Vestibular Social e o Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), ambos da prefeitura.

Conheça o CAp

Melhor escola pública municipal de Ensino Médio do Brasil, de acordo com o resultado do desempenho das escolas no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado, em junho deste ano, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o colégio também ficou entre as 20 melhores escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, a terceira melhor escola do município de Macaé, incluindo as privadas, e a melhor escola pública da Região Norte Fluminense.

O colégio lidera o ranking do Enem por vários anos seguidos e os resultados enchem de orgulho toda a equipe que tem, atualmente, 204 alunos de 1ª a 3ª séries do Ensino Médio e 36 professores, além de servidores técnico-administrativos. O colégio acumula resultados positivos em todas as esferas: municipal, regional, estadual e nacional e tem índice de cerca de 65% de aprovação de alunos em universidades públicas e privadas. Atualmente, o CAp funciona à Alameda Raimundo Corrêa, 151, bairro Novo Cavaleiros.