Colégio de Aplicação lança dicas de como estudar remotamente

08/05/2020 09:26:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ilustração

Os alunos estão recebendo atendimento com Educação remota em videoaulas

O Colégio de Aplicação (CAp) continua fazendo o seu trabalho e definiu novas regras pedagógicas para atender os alunos durante a pandemia do coronavírus. Neste período, eles estão recebendo atendimento com Educação remota em videoaulas junto com professores utilizando o blog da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o NTM, “Educação não para”, e a plataforma Google Classroom. O CAp também lançou materiais on-line com dicas para a organização e estudo em casa e com recomendações de sites gratuitos para estudar que estão disponíveis nas redes sociais oficiais da prefeitura.

As informações foram passadas pela diretora do CAp, professora Wanessa Leal. Neste período as atividades oferecidas nas plataformas virtuais são as disciplinas regulares, Progressão Parcial (Dependência), Estágio Supervisionado e Projeto "Afinando as Emoções". O cronograma das postagens das atividades é elaborado com planejamento entre professores, coordenadores e gestores com foco na melhor aprendizagem por parte dos alunos. A diretora informou, também, que as atividades remotas têm caráter complementar e estão livres de avaliação, e que a reorganização do calendário escolar deste ano letivo será feita após o retorno das atividades regulares.

Segundo ela, o CAp também tem feito acompanhamento com os professores, através de videoconferências (reuniões virtuais) semanais com os coordenadores das disciplinas e estes junto com os gestores do colégio e os professores das suas áreas através da ferramenta Zoom (que pode ser usada por aplicativo ou navegador).

"A nossa maior preocupação neste momento é o cuidado com a nossa equipe e com nossos alunos. Muito mais importante do que dar o suporte pedagógico (claro que, enquanto escola, este é o nosso papel), temos a preocupação muito grande de cuidar deles. O objetivo é que, quando retornarmos ao trabalho normal possamos ter alunos equilibrados para dar continuidade à educação que eles precisam e é um direito de todos", destacou a diretora.

Orientação educacional e apoio psicológico

Com esta missão, paralelamente ao projeto pedagógico que não para, o Colégio de Aplicação também continua desenvolvendo o seu projeto “Afinando as Emoções”, que já existe no CAp, para dar o suporte emocional através da orientação educacional e apoio psicológico. O colégio também têm professores que desenvolvem este projeto através das artes musicais, teatrais e de atividades de acompanhamento do corpo com professor de Educação Física.

"Só assim nossos alunos poderão dar conta de passar bem por este momento tão difícil que todos estamos atravessando e nunca vivemos antes, que nos pegou de surpresa e que precisamos nos adaptar. Enquanto jovens, não podemos nos esquecer da fragilidade deles que é própria da idade", acrescentou Leal.

O colégio passa as orientações aos professores também por escrito, através de circular interna, para, em seguida, avaliarem o resultado do trabalho virtual e organizarem, juntos, o planejamento seguinte. O trabalho sempre tem como foco os alunos que passam para a escola os pontos positivos e negativos, de forma que as atividades virtuais alcancem o objetivo.

Estudo tem apoio de materiais virtuais

Além do blog “Educação não Para”, desenvolvido em parceria da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Equipe Pedagógica, com a Coordenação do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTM), como opção de plataforma que pode ser utilizada gratuitamente pelos alunos, o CAp também elaborou e divulgou nas redes sociais oficiais materiais virtuais para apoio ao estudo, corpo e mente. As postagens incentivam o estudo virtual contendo dicas para a organização e estudo em casa e recomendam sites gratuitos para estudar sozinho, com os pais, irmãos e que podem ser usados para lives com os amigos.

As atividades do blog da Educação estão disponíveis por série e disciplinas, devendo ser respondidas no caderno. O acesso está disponível em: educacaonaopara.com. Os alunos do CAp devem procurar “Ensino Médio”, no menu que aparece na tela.

As dicas para estudar em casa são: crie uma rotina de estudo conforme cronograma CAp; não fique de pijama; hidrate-se; permaneça conectado com os colegas; faça uso de aplicativos (APPs) no celular para auxiliar nos estudos; defina o seu local de estudo em sua casa e o horário que irá estudar; movimente-se; faça 10 minutos de intervalo entre as atividades; tome banho de sol; e mantenha os filmes, séries e documentários em dia.

Quanto aos sites, os mais recomendados: Descomplica; QG do Enem; Plantão do Matemático; Química Nota Dez; Bottinox.net; Stoodi.com.br; e Explica Mais.