Colégio de Aplicação recebe novos alunos em aula inaugural

06/02/2019 15:32:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

CAp é referência no Ensino Médio em Macaé

A aula inaugural do Colégio de Aplicação (CAp), da Prefeitura de Macaé, para receber os novos alunos foi realizada na tarde desta terça-feira (5), no auditório Claudio Ulpiano, da Cidade Universitária. A cerimônia reuniu também veteranos, professores, técnicos da escola, pais, responsáveis e ex-alunos que foram falar um pouco de como é estudar no CAp e das suas experiências como aprovados para universidades. Os resultados positivos são muitos e o último refere-se aos alunos primeiros lugares para a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e outras grandes instituições do município, do estado e do país.

Com essa marca de aprovações, o CAp Macaé é referência no Ensino Médio aplicado que oferece ensino-aprendizagem e forma o cidadão com posicionamentos críticos para a vida acadêmica e em sociedade. Como disse o professor Eduardo Damas: “Educação não se faz sem alunos”. A aula foi aberta pela aluna do terceiro ano, Lígia Mel, do Grêmio Estudantil Nelson Mandela.

"Ser gremista no CAp ensina a se conectar com as pessoas e ver que somos uma grande família. Melhoramos como seres humanos e como alunos. Vocês, calouros, são muito importantes para que novas conquistas do Grêmio aconteçam. Os veteranos já fizeram acontecer e agora é com vocês", assim Lígia convidou os novatos a aderirem ao Grêmio ou a participarem das reuniões.

A aluna compôs a mesa com o professor Eduardo Damas, representante dos professores; a diretora adjunta que também estreia no CAp, Aline Oliveira; e a diretora geral, Wanessa Leal.

Quelen Moura, moradora do Visconde e mãe de Mathues, 15 anos, um dos novos alunos, era só alegria. “Vim prestigiar o evento porque estamos muito felizes. Matheus ainda não sabe qual caminho seguir em termos de faculdade e acredito que no CAp ele vai descobrir. Ele é apaixonado por Geografia, mas não sei se é isto que seguirá. O colégio é muito conceituado e conseguir uma vaga via concurso público é algo muito significativo para ele e para nós”, destacou.

Fizeram as provas 917 candidatos que concorreram a 70 vagas da 1ª série do Ensino Médio. Além da prova objetiva, com 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática, eles fizeram a prova de Redação, conforme o edital nº. 03/2018. O CAp atende em horário integral e ofereceu 70 vagas para a primeira série do Ensino Médio para este ano letivo, sendo 80% para alunos da rede pública do município e 20% para os demais candidatos. Pela primeira vez não houve processo seletivo para a 2ª série.

O processo é realizado todo ano pela equipe da Superintendência Acadêmica, da Secretaria Municipal Ajunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. O CAp foi criado em 2010, oferece, gratuitamente, o que há de melhor em Educação no Ensino Médio, atraindo grande demanda de candidatos todos os anos e registrando excelentes índices no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"Acreditem nesta escola porque nós acreditamos em vocês. Quando recebemos ex-alunos numa cerimônia como esta é porque eles, realmente, conhecem e respeitam muito o Colégio de Aplicação, por isto vieram reviver o tempo junto com a família capiana. Agora recebemos vocês, novos alunos, para fazerem parte desta escola conosco e levar dela o melhor para as suas vidas. Vocês têm potencial enorme e podem chegar onde quiserem", disse a diretora geral.

Ex-alunos que estão concluindo a universidade também deram o seu depoimento e veteranos fizeram um encenação teatral de como é a vida no CAp, que mostrou exatamente o que os calouros vão encontrar para a formação que precisam. No final, houve sorteio dos alunos para a formação das turmas.