Colégio Municipal Paulo Freire é selecionado em concurso nacional

10/06/2019 12:47:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Escola se destaca com projetos de robótica e banda marcial

Em Macaé, 11 escolas municipais que se dedicam à robótica do programa 'Inovareaprender' estão à frente de projetos que destacam inovação, tecnologia e ciência. Entre elas está a Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar), uma das 20 selecionadas do país a participar da disputa do programa "Educar para Transformar", do Instituto MRV. Para conquistar uma das dez vagas, a população deve votar até a próxima sexta-feira (14) na escola por meio do site. Se for escolhida, a unidade irá receber R$ 30 mil para investir em projetos pedagógicos.

No país, a escola foi uma das selecionadas em virtude do projeto "Acolher para Crescer", que abrange as oficinas de robótica com 45 alunos do 1º ao 5º ano e integrantes da banda marcial, que participam de apresentações diversas, inclusive desfiles cívicos. De acordo com o professor de Robótica, Peterson Cardoso Pereira, mais de 200 alunos participam indiretamente das aulas, que destacam o raciocínio lógico e contribuem na coletividade e formação do aluno.

Já a idealizadora do #Inovareaprender e designer educacional, Luemy Ávila, pontua que a música, o raciocínio lógico e a tecnologia são vistas com atenção especial pelo programa. "O principal é a cooperação, não a competição. Primamos pela cidadania, pelo viver bem. Quanto mais robôs existem, mais humanos precisamos ser", ressalta.

Programa - O Programa Educar para Transformar, do Instituto MRV e a Fundação Pitágoras, tem o objetivo de destacar soluções criativas e inovadoras em educação, contribuindo para o convívio social e o desenvolvimento do senso de comunidade, para a formação de uma sociedade igualitária e comprometida. Esta edição do programa busca envolver alunos de Ensino Fundamental e Médio de forma coparticipativa na melhoria do ambiente escolar e das atividades escolares, em diversos aspectos.

Projetos na rede municipal - As onze estações de robótica da rede municipal desenvolvem projetos diversificados como os soluções offshore ambientais, Cidades Inteligentes com foco para sustentabilidade, baixo consumo, energia natural e coletividade, além de música aliada a raciocínio lógico.

Os projetos são desenvolvidos nas escolas e no LabInovareaprender que recebe estudantes de 11 unidades municipais. Eles se dividem em estações, que integram diretamente 2 mil estudantes do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A equipe do Lab Inovar está se preparando para entregar, até o final deste ano letivo, kits educacionais com impressoras 3D e sensores para compor protótipos e criações das escolas.


Fotos Relacionadas