Começa votação para conselhos escolares

23/05/2017 17:19:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Nesta terça-feira (23) a votação foi na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lia Kopp Franco

Em Macaé, alunos a partir de 12 anos, pais, professores e profissionais podem participar e acompanhar o funcionamento das escolas por meio dos conselhos escolares. A votação para a eleição dos cerca de dois mil conselheiros, entre titulares e suplentes, que devem fazer parte de um mandato de dois anos com direito à reeleição por mais um ano, teve início na manhã desta terça-feira (23) na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lia Kopp Franco, na Vila Badejo. No sábado (27), será na Escola Municipal Olga Benário, no São José do Barreto.

Durante todo o dia, os servidores, professores e pais dos 181 alunos da Escola Municipal Lia Koop, participaram da votação, que contou com urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e supervisão da equipe da Secretaria de Educação. Gilmara Braz Santiago, mãe de Guilherme, de cinco anos, fez questão de votar. “Nós, pais dos estudantes, nos preocupamos não apenas com a área pedagógica, mas com a estrutura e as deliberações administrativas e financeiras da escola”, destaca.

A expectativa da diretora, Vanusa Fernandes da Silva, é que haja maior mobilização de toda a comunidade escolar. “A integração dos pais e profissionais da escola é essencial para uma melhor gestão”, conta.

Segundo a coordenadora dos Conselhos Escolares, Márcia Corrêa, a previsão é que até o final de julho todas as escolas realizem eleições. Após a posse, os conselheiros passarão por uma formação.

A instituição dos conselhos escolares foi sancionada pela Lei Municipal 4.271/2016, em novembro. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, todas as escolas serão constituídas por conselhos escolares. “A participação garante discussões em planejamento, execução, acompanhamento e gerenciamento de recursos. Esta é mais uma iniciativa que reforça a gestão democrática na rede”, pontua.

Com caráter colegiado, os conselhos escolares vão funcionar com assuntos referentes à gestão pedagógica, administrativa e financeira. O conselho escolar será constituído de assembleia geral, diretoria executiva, conselho fiscal e conselheiros suplentes.


Fotos Relacionadas