Começam ações para elaboração do Plano Cicloviário de Macaé

22/05/2014 10:12:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Maurício Porão

O encontro, promovido pela Fesportur, aconteceu no Centro Administrativo Luiz Osório e reuniu representantes da CPG e usuários

Para garantir mais segurança aos ciclistas e desenvolver rotas integradas na cidade, a Prefeitura, em parceria com a Federação de Ciclismo, apresentou na noite desta quinta-feira (21), a preparação do Plano Cicloviário de Macaé. O encontro, promovido pela Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), aconteceu no Centro Administrativo Luiz Osório e reuniu representantes da Câmara Permanente de Gestão (CPG) e usuários.

O representante da Federação de Ciclismo do Estado do Rio, Eduardo Almeida, afirmou que o município tem atualmente cerca de 17,5 quilômetros de ciclovias. “Elas são apenas parte de um Plano Cicloviário. É preciso estabelecer um conjunto de rotas recicláveis com pontos de integração. Por isso, a participação da sociedade na construção desse projeto é fundamental”, frisou.

Macaé é o terceiro município do estado a aderir ao programa “Rio - Estado da Bicicleta”, que visa estimular seu uso como meio de transporte, por meio de um trabalho de orientação da secretaria estadual de Transportes. “A ideia do projeto, em parceria com a gestão municipal, é diagnosticar o cenário, adequar legislações, repensar procedimentos e elaborar o plano”, acrescentou Eduardo.

O presidente da Fesportur, Antônio Luiz Pinheiro Santos, destacou que a elaboração do Plano Cicloviário terá a participação de diversos órgãos da prefeitura e também irá contribuir com as melhorias na área de mobilidade urbana.

A elaboração do projeto terá ações como: eleição de representantes da sociedade civil organizada; levantamento das vias cicláveis da cidade; identificação de zonas urbanas e setorização; análise dos bolsões geradores e receptor de fluxo; criação das rotas; estudos dos tipos de elementos cicláveis que deverão ser utilizados de acordo com características das rotas; pontos de paracliclos e bicicletários; definição do projeto, análise orçamentária e outras.

Para o ciclista Mauro Lamim, a bicicleta é o meio de transporte para o trabalho todos os dias. “Participo de um grupo para fortalecer o uso desse meio de transporte e o respeito nas ruas por parte dos motoristas. O Plano Cicloviário é importante para essas conquistas e nossa segurança também. A Prefeitura já está fazendo melhorias com a interligação de alguns pontos”, ressaltou.

A Prefeitura de Macaé está ampliando a ciclovia na Orla dos Cavaleiros. O novo calçadão terá uma ciclovia remodelada sendo ligada à da Praia do Pecado.