Conselho Estadual de Educação reconhece curso de Matemática da FeMASS

10/01/2020 10:32:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Bruno Campos - Arquivo Secom

FeMASS cumpriu a proposta pedagógica apresentada e aprovada no período de autorização do funcionamento do curso

O curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), que formará a primeira turma no dia 6 de março deste ano, acaba de ser reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-RJ) após avaliação da comissão técnica, em visita realizada em novembro de 2019. O reconhecimento configura-se na certificação para o Sistema Estadual de Ensino que a FeMASS cumpriu a proposta pedagógica apresentada e aprovada no período de autorização do funcionamento do curso, bem como chancela a continuidade da oferta do curso.

O ato de reconhecimento do curso constitui-se em requisito indispensável à expedição e registro de diploma e para que esse documento tenha validade nacional, conforme parágrafo primeiro, do artigo 45, da Seção VI, da Deliberação 325. O processo de reconhecimento precisa ser renovado periodicamente como condição para o funcionamento dos cursos superiores no país. A diretora da faculdade, Cláudia Leite Bastos, disse que, entre as exigências, está a formação dos docentes e a estrutura da faculdade.

Incluindo os ingressantes este ano, são 180 alunos no curso, que iniciou suas atividades com a primeira turma em 15 de fevereiro de 2016, quando foi ministrada a aula inaugural. O curso de Matemática oferece, anualmente, 50 vagas, e as formas de acesso são pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibular próprio realizado uma vez por ano, ou, ainda, por reingresso e transferência.

A diretora disse que, quando for avaliado pela primeira vez e obtiver bom resultado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o reconhecimento do curso será automático e não precisará mais que os técnicos façam a avaliação física na faculdade. Ela lembrou que os alunos contam com o Laboratório de Educação Matemática de Macaé Professora Ana Kaleff (Lemak) e o Museu Interativo Inclusivo de Educação Matemática (LEMi), inaugurados pela Secretaria de Educação, em setembro passado, no campus, com materiais que auxiliam na metodologia da disciplina.

O funcionamento do curso de Matemática da FeMASS foi autorizado pelo parecer CEE nº 174, de 26 de maio de 2015. O CEE é o órgão deliberativo do funcionamento de cursos nos estados e municípios, fixando normas para as Instituições de Educação Superior (IES), mantidas pelos poderes públicos estaduais e municipais. No Estado do Rio a competência é do CEE-RJ, conforme a Deliberação CEE nº 325, de 17 de janeiro de 2012, que dispõe sobre “o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das IES e cursos superiores que integram o Sistema Estadual de Ensino do Rio de Janeiro”.

O curso de Matemática da FeMASS é coordenado pelo professor Sérgio Pereira Gonçalves e funciona na modalidade presencial, com um total de oito semestres letivos, ou seja, quatro anos de duração, em horário noturno, de segunda a sexta-feira, a partir das 18h. A FeMASS é pública e gratuita e oferece, também, os cursos de graduação de Sistemas de Informação, Administração e Engenharia de Produção. Funciona no bloco A, da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.