Cônsul Japonês visita Museu Solar dos Mellos

17/10/2021 16:13:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Secretaria de Cultura

A fazenda Santo Antônio, pertencente a Saburo Kumabe, foi a primeira colônia agrícola japonesa no Brasil

Em visita a Macaé, esta semana, o cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, o vice-cônsul, Muya Hiroki, e sua comitiva conheceram o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, guardião das memórias do município. Os primeiros imigrantes japoneses na cidade chegaram ao menos desde 1907. Ou seja, um ano antes das levas de migração oficial ao Brasil, em 1908.

Durante a visita, a comitiva foi acompanhada pelo Secretário de Cultura, Leandro Mussi; por gestores do setor; pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna; e por membros da Associação Matsuda Iminkan, que fomenta a tradição cultural nipônica no município e o relacionamento entre Brasil e Japão.

Os convidados, além de conhecerem a exposição audiovisual ‘Brasil pela Imagem’, do cartunista macaense, Seth, e as exposições permanentes, viram obras acadêmicas sobre a presença japonesa em Macaé.

Também esteve no roteiro uma visita ao túmulo de Yamagata Yuzaburo, no cemitério da igreja de Santana. Ele foi um dos primeiros imigrantes japoneses a se instalar no Brasil. A historiografia disponível no museu da cidade aponta que a fazenda Santo Antônio, pertencente a Saburo Kumabe, foi a primeira colônia agrícola japonesa no Brasil.


Fotos Relacionadas