Coral e orquestra da Emart preparam edição de Natal

29/10/2015 17:39:00 - Jornalista: Assessoria FMC

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Apresentações prometem emocionar o público

Com a proximidade do período natalino, a Fundação Macaé de Cultura (FMC), com o projeto "Ensaios Abertos", da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), prepara uma nova edição musical para apresentar ao público macaense. Trata-se da junção coral-orquestra, formado pela Orquestra Escola Emart e o Coral da cidade de Macaé.

- O resultado dessa parceria orquestra é maravilhoso. Podemos explorar sonoridades originais e executar um repertório novo e de muito bom gosto. O público pode esperar por um concerto emocionante - afirmou a regente da orquestra, flautista e professora da Emart há mais de 10 anos, Thais Lopes.

Os ensaios para as apresentações natalinas já estão ocorrendo na primeira Igreja Batista, na Praça Washington Luiz, sempre as quintas-feiras, 19h. Segundo a regente da orquestra, a agenda final ainda está sendo definida, mas, já há previsão para duas apresentações nos dias 21 e 22 de novembro, no Teatro Municipal de Macaé (TMM) e na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, respectivamente.

Repertório de Natal - O repertório inclui clássicos natalinos como “Noite Feliz”, de Franz Gruber e arranjo de Joel Bezerra e as peças de Bach e Cesar Franck, entre elas, “Jesus Alegria dos Homens”, de J. S. Bach; “Joy The World” de Haendel, com a versão em português de "Mundo Feliz"; “Natal” (Mendelsohn) e Panis Angelicus, de Cézar Frank.

A orquestra Escola Emart é formada por 30 membros que vivenciam a música de Câmara de maneira plena através de violinos, violas, violoncelos, piano, flautas, trompetes, trombones, trompas, sax e clarinetes. Conta com a participação da solista soprano Lita Lopes, arranjos de Thais Lopes, Joel Bezzera e Lúcio Duval. A regente é licenciada em educação musical e integrou várias orquestras em Juiz de Fora (sua cidade Natal) e em Belo Horizonte. Como flautista, atuou ao lado de grandes músicos como Arthur Moreira Lima, Egberto Gismonti e Turíbio Santos, entre outros.

O coral da Cidade de Macaé existe há 12 anos e possui como regente atual o músico Wilson Souza, que já atuou nos municípios do Rio de Janeiro e São João Del Rey, em Minas Gerais. Tem a participação da professora Maristela Tavares na preparação vocal e do professor Joel Bezerra como arranjador e pianista acompanhador. De acordo com o regente, a junção coro-orquestra “é tradicional na música universal, possibilitando uma sonoridade riquíssima e imponente. O repertório que escolhemos para o período de Natal é conhecido e sua realização, em minha visão, tocará as pessoas”, destacou Joel.

Sobre o projeto Ensaios Abertos

A proposta do projeto "Ensaios Abertos", além de aproximar o público dos talentos da cidade e despertar o interesse pelo aprendizado musical, possibilita aos grupos artísticos fazer seus ensaios em locais públicos. "Eles exercitam a prática do seu aprendizado e alegram o público, oferecendo cultura de qualidade, através da boa música", disse a pedagoga Terezinha Vasconcelos, da Vice-Presidência da FMC.

Segundo a pedagoga, durante suas apresentações os grupos artísticos da Emart têm resgatado músicas da cultura popular ou que já foram temas de novelas, tais como: "Flor amorosa", de Antonio Calado; "Eleanor Rigt", dos Beatles; "Brejeiro", de Ernesto Nazareth; "Pelo Telefone" (primeiro samba gravado no Brasil), "Adeus Morena" e "Já te Ligo", do compositor Pixinguinha e muitos outros.

Para facilitar o acesso da população, os "Ensaios Abertos" têm sido feitos em locais públicos como o palco do Teatro Municipal de Macaé (TMM), na Praça das Artes (Centro Macaé de Cultura), na Sociedade Musical Nova Aurora (parceria), na Praça Veríssimo de Melo e no Calçadão da Avenida Rui Barbosa. Os locais e horários sempre são divulgados pela Fundação Macaé de Cultura (FMC). O evento é aberto ao público e gratuito.