Coronavírus informe 1 - 19/03/2020

19/03/2020 11:39:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Bruno Campos

Centro de Triagem registra 168 atendimentos em dois dias

Nove pessoas com vínculo epidemiológico estão sendo monitoradas diariamente em isolamento domiciliar em Macaé. Não há caso confirmado do coronavírus na cidade. Entre terça-feira (17) e quarta-feira (18) compareceram ao Centro de Triagem do Doente por Coronavírus 168 casos para atendimento. Duas pessoas foram encaminhadas para o HPM. O Centro funciona no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

A unidade disponibiliza equipe médica para atender a população e funciona até 20 horas. Até o momento o Centro não disponibiliza testagem. Os testes de casos moderados a graves são encaminhados para o laboratório de emergência no Rio de Janeiro. A maior parte dos casos atendidos até o momento foram leves de síndrome respiratória.

Uma das coordenadoras do Centro de Triagem, Ana Paula Dal-cin, afirma que, independente do teste, a conduta é a mesma. "Isolamento domiciliar significa permanecer em isolamento por 14 dias e em caso de dificuldade de respirar, tosse, cansaço e febre, procurar a unidade de saúde", orienta.

O Centro de Triagem disponibiliza médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, recepcionista e auxiliar de serviços gerais. A coordenadora informa que o suspeito deve ficar, de preferência, em quarto individual e ventilado, com janelas abertas, limitando a circulação para outros ambientes da casa e não deve receber visitas, limitando o número de cuidadores.

Segundo a Secretaria de Atenção Básica, os cuidadores devem lavar as mãos com água e sabão sempre antes e depois de interagir com pacientes, lavar o rosto e secar com toalha individualizada. É preciso evitar tocar nos olhos, boca e nariz com as mãos.

O cuidador

Cuidadores devem usar máscara cirúrgica quando em contato com o paciente, ajustando-a no rosto e não podendo tocá-la externamente durante manipulação com a pessoa enferma. Se a máscara estiver úmida, a orientação é jogá-la fora e lavar as mãos com água e sabão imediatamente após descartada.

O cuidado

O suspeito deve cobrir a boca e o nariz quando for tossir ou espirrar, utilizando lenço de papel descartável, máscara cirúrgica ou utilizar a parte interna da dobra do braço. Em seguida, lavar com água e sabão. O paciente também não pode compartilhar objetos pessoais e, após a utilização de pratos e copos, deve lavar imediatamente.

Outra recomendação é limpar e desinfetar todas as superfícies como cama, mesa, cadeira, celular, teclado, aparelho doméstico com desinfetante comum e álcool 70%. A limpeza do chão deverá ser com água sanitária diluída e embebida em pano de chão.

Todo lixo produzido, que entrou em contato com o paciente, deverá ser separado e entregue na unidade de saúde mais próxima.

O decreto que criou o Centro de Triagem também designou o Centro de Cooperação Inter-hospitalar, composto por todos os hospitais públicos e particulares do município. A regulamentação integra, ainda, outras orientações preventivas, com o objetivo de conter o avanço do Covid-19.

A cooperação dos hospitais tem como finalidade otimizar o uso de recursos humanos, equipamentos e medicamentos, garantindo o tratamento igualitário a toda a população. Os telefones do Centro de Triagem são 2796 1015, 2796 1344 e ele está localizado na Rua Tenente Coronel Amado, 225, Centro.