Coronavírus: odontologia realiza 3371 atendimentos emergenciais

15/05/2020 14:53:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Divulgação

Prefeitura de Macaé disponibiliza dois postos 24 horas da odontologia

Durante a pandemia do coronavírus, o serviço emergencial de odontologia municipal foi reestruturado. Com dois postos 24 horas, os atendimentos acontecem na área urbana (Pronto Socorro Odontológico, na Rua Velho Campos, 566, Centro) e na região serrana (Hospital Público Municipal da Serra, em Trapiche). As equipes trabalham dentro das orientações de biossegurança do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Odontologia.

O coordenador de Odontologia, Vitor Carvalhal, explica que todo o atendimento, desde a recepção, acolhimento (triagem), até os dentistas, segue as normas estabelecidas pelos órgãos e, também, os decretos municipais para evitar aglomerações e manter o distanciamento social.

Os atendimentos emergenciais consistem em dor aguda, abscesso, pericoronarites (quadro inflamatório de dentes parciais na boca), fraturas dentária que resultem em dor ou traumas de tecidos moles, cimentação de trabalhos, protéticos, sangramento não controlado (hemorragia), restaurações fraturadas ou cáries extensas que estejam provocando dor, e alveolites (infecção do interior do osso).

Equipe tem 57 profissionais

A equipe é formada por 26 cirurgiões dentistas, 19 auxiliares de saúde bucal, sete recepcionistas, além de almoxarifado, administrativo e auxiliares de serviços gerais. São 57 profissionais e supervisores envolvidos no atendimento, com estrutura de cinco consultórios, sendo três para procedimentos sem o uso de alta rotação e dois isolados para procedimentos com aerossol, que permanecem fechados por três horas para desinfecção conforme normas preconizadas até o momento.

Durante a pandemia, do dia 16 de março, quando saiu o primeiro decreto municipal, até o dia 13 de maio, o número de atendimentos nos dois postos de emergência odontológica foi de 3.371. Foram realizados procedimentos como extração, curativos, pulpectomia, restaurações provisórias.

Deste total, 432 pacientes receberam orientações sobre o Covid-19 e foram encaminhados para o Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus. Também receberam informações sobre higienização bucal e medicação quando indicado, sendo orientados a retornarem ao ambulatório para procedimentos eletivos.


Fotos Relacionadas