Coronavírus: prefeitura divulga novas rotinas

16/03/2020 10:58:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Aulas de escolas públicas e privadas estão suspensas

A Prefeitura de Macaé tem adotado diversas medidas de prevenção ao coronavírus. As ações buscam prevenir e evitar o perigo e risco coletivo.

Servidores

Servidores com mais de 60 anos, gestantes e portadores de doenças autoimunes e/ou oncológicas devem ausentar-se dos seus postos de trabalho pelo período de 15 dias, a contar desta segunda-feira (16).

Educação

As aulas em escolas públicas e privadas, seguindo medidas adotadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, estão suspensas pelo período de 15 dias no município. A medida é válida a partir desta segunda-feira (16). O Centro Municipal de Idiomas (CMI) segue a mesma rotina.

O Transporte Social Universitário (TSU) também está suspenso pelo prazo de 15 dias. Após esse prazo, será analisada a retomada das atividades.

Processo Seletivo

Devido ao decreto Decreto Municipal 27/2020 sobre o Coronavírus, foi adiada a prova objetiva para o Processo Seletivo do Programa de Estágio Remunerado, prevista para acontecer no último domingo (15). O novo cronograma será divulgado posteriormente.

Eventos

Também em cumprimento ao decreto municipal 27/2020, publicado na última sexta-feira (13) - com orientações e determinações preventivas ao coronavírus -, eventos organizados ou apoiados pela administração municipal, marcados para acontecer nos próximos dias, foram adiados e/ou cancelados. Nesta lista encontram-se: 1º Seminário sobre a Cannabis Medicinal; Purple Day; Jornada π de Matemática; solenidade de inauguração do bloco D, da Cidade Universitária, onde funcionará a Universidade Federal Fluminense; Semana Pedagógica; programação da Semana das Águas, da Guarda Mirim; 4ª Caminhada em prol do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Esportes

A Secretaria de Esportes suspendeu, a partir de segunda-feira (16), todas as atividades esportivas, sejam elas realizadas em espaços abertos ou fechados. As atividades englobam as academias populares, ginásticas e projetos que envolvam crianças, jovens, adultos e idosos.

Judiciário

O Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro emitiu comunicado, na última sexta-feira (13), a respeito das medidas que serão adotadas para evitar a transmissão do coronavírus. Em Macaé, o atendimento ao público externo no Fórum Desembargador Ivar Nogueira Itagiba fica suspenso, a partir desta segunda-feira, por 14 dias. Também estão suspensos, pelo mesmo período, os prazos dos processos físicos judiciais e administrativos. Outros órgãos ligados à Justiça também adotaram medidas preventivas. A Defensoria Pública suspendeu por 30 dias, os atendimentos, a partir desta segunda. Serão atendidos apenas os casos considerados de urgência.