Coronavírus: suspensa a Jornada de Matemática e a Semana Pedagógica

12/03/2020 13:36:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Bruno Campos - Arquivo Secom

Jornada do Pi aconteceria na Cidade Universitária e a Semana Pedagógica no Centro de Convenções

Um dia depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificar que a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, é uma pandemia, a Secretaria Municipal de Educação de Macaé emitiu comunicado, nesta quinta-feira (12), suspendendo a Jornada do π: Música e Matemática e a Semana Pedagógica sem definição de novas datas. A suspensão dos eventos atende ao decreto nº 27/2020 do prefeito Dr. Aluízio e dispõe sobre os procedimentos a serem adotados para a prevenção da doença no município.

O artigo 2º do decreto proíbe a realização de eventos em locais públicos que possam conter mais de 100 pessoas. Além disso, o artigo 4º estabelece que as escolas da rede pública municipal de ensino de Macaé devem criar a rotina de higienização e lavagem das mãos com água e sabão nos alunos e profissionais. O artigo 5º determina a limpeza e higienização dos objetos e móveis com álcool a 70% nas unidades escolares antes do início de cada turno.

O secretário Guto Garcia explicou que “trata-se de uma medida de prevenção, que tem como objetivo a defesa da saúde pública das pessoas que estariam presentes a estes eventos, como profissionais da rede pública municipal de ensino”.

A decisão da prefeitura considera a “crescente emergência de saúde pública, de abrangência internacional, decorrente da propagação do novo coronavírus (Covid-19). O Estado do Rio de Janeiro registrou o primeiro caso de transmissão local do vírus tendo o paciente de 72 anos sido afetado em um evento na capital e contaminou a esposa, ou seja, não trata-se de uma pessoa que veio com a doença de outro país, conforme informou à Imprensa o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos. Ele explicou, no entanto, que o vírus ainda não está circulando porque a transmissão foi localizada.

A Prefeitura de Macaé já vem tomando medidas administrativas para que as informações de como evitar a transmissão cheguem a toda população. O prefeito, Dr. Aluízio tem feito encontros com servidores das secretarias e órgãos municipais passando as dicas de como se prevenir. Diante do cenário mundial, “são urgentes as medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravo à saúde pública a fim de evitar a disseminação da doença”, completa a nota da Educação de Macaé.

Pandemia caracteriza-se quando há uma epidemia de doença infecciosa que se espalha por ampla região geográfica, como países e continentes.

A Jornada do Pi aconteceria neste sábado (14), das 9h às 17h, na Cidade Universitária, no Bairro Granja dos Cavaleiros, e a Semana Pedagógica seria de segunda (16) a sexta-feira (20), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, no Bairro São José do Barreto.

Medidas simples contra o vírus

A OMS orienta que as pessoas devem se proteger contra a doença lavando as mãos com água e sabão ou com desinfetantes à base de álcool; ao tossir ou espirrar devem cobrir a boca e o nariz com a parte de dentro do cotovelo flexionado ou com um lenço de papel que deve ser jogado fora em seguida e higienizadas as mãos. Quem tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar deve procurar atendimento médico e compartilhar com os profissionais da Saúde o histórico de viagens. É recomendável adiar as viagens para outros países.