Covid-19: população pode colaborar com mapeamento através de app

22/06/2020 10:05:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Arte

Para participar da pesquisa de mapeamento da evolução do vírus, é preciso baixar o aplicativo

As respostas a um questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde de cada participante, serão ferramenta importante na análise da disseminação do coronavírus no Estado do Rio. O aplicativo Dados do Bem foi criado com esse objetivo e, em Macaé, o recolhimento dessas informações já está acontecendo, com indicação de testagem, se for o caso, a ser realizada entre os dias 25 de junho à 24 de julho.

Todos os dados registrados nesse período serão analisados e, caso haja indicação para testagem, a pessoa poderá ser selecionada e, através do próprio aplicativo, receberá um QR Code com data e hora para comparecer ao Centro de Especialidades Dona Alba. Para participar, mesmo quem não apresenta sintomas, basta baixar o aplicativo, que é gratuito e está disponível para Android e iOS.

O projeto de pesquisa foi desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data. Criada por pesquisadores, infectologistas e equipe de inteligência, a ferramenta - cedida gratuitamente à Prefeitura de Macaé - fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades.

A seleção de algumas pessoas para testagem presencial vai proporcionar amostra populacional para o estudo da propagação da Covid-19. O aplicativo não faz diagnóstico, mas, sim, uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. Todos os participantes estarão ajudando no mapeamento da evolução do vírus, mesmo os que não forem direcionados para os testes presenciais.

Em caso positivo para Covid-19, o participante poderá indicar cinco pessoas com quem teve contato para também fazerem a autoavaliação pelo aplicativo. O anonimato de todos será preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos.

Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo. Basta acessar a loja de aplicativos do telefone celular e procurar “Dados do Bem”. Também é possível baixar ao clicar nos links abaixo:

Na Play Store, para sistemas Android.

Na App Store, para sistemas iOS.