Covid-19: quebra de patentes de vacinas será discutida em live

01/06/2021 11:50:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O debate online será na próxima quarta-feira (02), às 18h

O Núcleo de Suporte à Assistência Farmacêutica do curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promoverá na próxima quarta-feira (02), às 18h, uma live sobre o tema: "Quebra de patentes de vacinas para Covid-19". O evento online acontece às 18h, pelo Instagram do Núcleo.

Segundo a professora da do curso, Fernanda Lacerda, na ocasião serão abordados diversos assuntos como, os requisitos legais para a quebra de patentes, benefícios e riscos, impacto na produção e acesso a estas tecnologias. Qualquer pessoa interessada pode participar do evento.

"Estudos mostram que o acesso à vacina contra a Covid-19 ainda é restrito aos países mais ricos. Segundo dados da plataforma Our World in Data, da Universidade de Oxford, 85% das vacinas foram administradas em países com renda alta e média-alta e apenas 0,3% das doses foram administradas em países de baixa renda. Neste cenário, o diretor geral da Organização Mundial da Saúde, Dr. Tedros Adhanom, chamou a situação como um apartheid de vacinas", frisou Fernanda.

Para discutir o tema, o professor Jorge Bermudez, um dos principais pesquisadores sobre acesso a medicamentos e propriedade intelectual no Brasil, participará como convidado. Ele é médico e doutor em Saúde Pública. Em sua carreira, já chefiou a Unidade de Medicamentos, Vacinas e Tecnologias em Saúde da OPAS/OMS, foi membro do Painel de Alto Nível em acesso a medicamentos do Secretário-geral das Nações Unidas e, atualmente, é pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).