Cultura divulga programação de outubro do Teatro Municipal

26/09/2017 12:34:00 - Jornalista: Adriana Bacellar

Foto: Divulgação

Confira a programação que começa com peça infantil no dia 1°

O Teatro Municipal de Macaé já está com a programação do mês de outubro praticamente fechada. Dando continuidade à implementação de uma política cultural para o município, que inclui não apenas a realização de eventos, mas principalmente a formação e a especialização de sua mão de obra, a Secretaria Municipal de Cultura buscou trazer para Macaé algumas das principais peças atualmente em cartaz em todo Estado do Rio. Tudo para apresentar as principais novidades teatrais para o público infanto-juvenil, especialmente, e contribuir para a constante especialização do seu quadro de servidores.

A agenda de outubro vai começar já no próximo domingo (dia 1°), com a encenação da peça “Moana”. Segundo a sinopse, Moana Waialiki é uma jovem corajosa, filha do chefe de uma tribo na Oceania e de uma longa linhagem de navegadores. Na busca por seus ancestrais, e acompanhada pelo lendário deus Maui, Moana começa a sua jornada mar adentro, onde descobre várias histórias e vive várias aventuras. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Municipal e custam R$ 20. Na hora, serão vendidos a R$ 50,00.

Nos dias 3 e 4, o teatro está reservado para a Secretaria Municipal Adjunta de Educação Básica realizar o projeto Semana da Criança, que vai promover atividades culturais extraclasse para as crianças da rede municipal de ensino.

A programação teatral retorna nos dias 6, 7 e 8 de outubro com a apresentação do musical “Suspiro Colegial”. A peça, que conta com atores das redes Globo, SBT e Record, é voltada para jovens entre 18 e 25 anos, e aborda os anseios, as paixões e os temores dessa geração. Amizade, feminismo, bullying, homossexualismo, política e drogas são alguns dos temas apresentados, retratando as mais diversas tribos e fomentando a discussão aberta sobre a realidade enfrentada pela galera. A entrada é liberada para jovens a partir dos 12 anos.

Seguindo com a programação, o Teatro Municipal vai apresentar a seguir o espetáculo “A Gata Borralheira”, da inesquecível fundadora do Tablado, Maria Clara Machado. A peça vai fazer parte das comemorações do mês da criança e ficará em cartaz nos dias 9, 10 e 11 de outubro, em horários variados que poderão ser checados no site da prefeitura ou na bilheteria do teatro.

Na semana seguinte, o palco será ocupado nos dias 13, 14 e 15 pelo musical “As Canções que Você cantou pra Mim”. Trata-se de um espetáculo realizado pela Focus Cia. de Dança e que conta com um pot-pourri de 72 canções de Roberto Carlos, que serão interpretadas e coreografadas por quatro casais de bailarinos. A peça, que foi eleita pelo jornal O Globo como um dos 10 melhores espetáculos de 2011/2012, fala de amor e abusa do bom humor, trazendo para cena todo o romantismo proveniente das músicas do maior vendedor de discos do Brasil.

No dia 19 de outubro, o Teatro Municipal será do grupo Portadores de Alegria, associação sem fins lucrativos que está completando sua maioridade. Dirigido pelo ator Ademir Martins, o grupo vai apresentar o espetáculo “O que você é quando crê ser?”. Os atores são, em sua maioria, portadores de necessidades especiais, e a peça tece a sua trama em torno das expectativas que eles têm em relação ao próprio futuro, num país que ainda não tem tradição de acolher rotineiramente as suas principais necessidades.

No dia 22, será a vez do clássico Peter Pan, espetáculo onde a ação, a emoção e a aventura proporcionam emoção para todas as idades. No dia seguinte, 23 de outubro, a Escola de Música Riviera vai apresentar o seu sarau de piano e violino com os alunos da professora Deizeli Moia (piano) e Renato Moia (violino). A tarde musical terá início às 18h30 e vai apresentar números de música erudita e popular, que será uma grande oportunidade para apreciar a arte musical dos jovens alunos. A entrada do sarau será facultada a todos aqueles que levarem um quilo de alimento não-perecível.

Por fim, no dia 24 de outubro, o grupo Alcoólicos Anônimos vai comemorar os seus 70 anos e os 45 anos de existência em Macaé debatendo com o público os impactos do alcoolismo na sociedade brasileira. A entrada é franca e os debates terão início às 19h.

Mais informações no Teatro Municipal fica na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.