Curso de Costura no Cetep abre portas para o mercado de trabalho

12/07/2019 16:59:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: Divulgação

Capacitação beneficia cerca de 50 pessoas com fundamentos básicos da costura

Começaram, esta semana, as aulas do Curso de Costura para Iniciantes do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). O objetivo é oferecer capacitação voltada para pessoas que têm vontade de aprender a manusear uma máquina de costura e também de serem inseridas no mercado de trabalho informal.

Ao todo serão 40 horas de curso, ministrado pela professora Ana Paula Quintal Souza Vianna, graduada em Artes e pós-graduada em Gestão Escolar. As aulas estão acontecendo às terças, quartas e quintas-feiras no próprio Cetep Centro, das 18h30 às 21h30, com aproximadamente 50 pessoas, distribuídas em 3 turmas. Segundo Ana Paula, a formação tem como proposta ensinar a costurar o básico, fazer uma bainha, trocar um zíper, colocar um elástico, aplicar um viés, entre outros consertos.

"Esses conceitos básicos são suficientes para dar início e entrar no mercado de trabalho. Tive alunos que saíram já confeccionando algumas peças e vendendo no mercado informal", destacou a professora.

"Quero agradecer a equipe do Cetep e a Prefeitura de Macaé pela oportunidade de fazer esse curso de costura para iniciante, especialmente pela professora Ana Paula que inspirou a todos a aprender uma nova profissão. Estar na sala de aula me fez abrir novos horizontes e poder colocar em prática o que aprendi com ela", disse entusiasmada Gernaine Alves Pinheiro.

O curso de costura para iniciantes também tem sido procurado por homens, que encontram a oportunidade de ocupar seu tempo livre e, ao mesmo tempo, aprender mais um ofício que pode ser utilizado para a própria família, assim como para ganhar uma renda extra.

"Graças a esse curso aprendi a usar a máquina de costura e a realizar vários tipos de reparos nas roupas. Fiquei até surpreendido com a minha habilidade em utilizar agulhas, tesouras e linhas. Quero agradecer a professora Ana Paula que me tratou com muito respeito, assim como as colegas de curso, usando de uma linguagem simples para nos ajudar", salientou o aluno Washington Henrique dos Santos.


Fotos Relacionadas