Curso de fotografia agitará Parque do Barreto

06/03/2018 11:24:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Parque é repleto de belezas da flora e fauna

A biodiversidade do Parque do Barreto será clicada por diversos ângulos no IV Curso de Fotografia amadora que será realizado no sábado (17) e no domingo (18), nesta unidade de conservação. Será gratuito e para se inscrever os interessados deverão enviar o nome completo, número de identidade e telefone de contato para o e-mail: parquebarreto.sema@gmail.com. Os fotógrafos assinarão termos de doação das fotografias, as quais formarão livro digital a ser lançado no segundo aniversário de criação do parque, em 30 de novembro de 2018.

Segundo o professor do curso e coordenador do Parque do Barreto, o biólogo Henrique Abrahão Charles, outro objetivo do curso é capacitar os participantes a usar o equipamento fotográfico digital amador e a realizar tratamento leve de imagens, através de cliques da fauna e da flora do local. O livro utilizará fotografias escolhidas de encontros sobre a biodiversidade do Parque, ocorrido em outras três edições do minicurso.

O tema do curso em que os participantes terão de se ater é: "Registro Fotográfico do Final do Verão". O Parque da Restinga do Barreto se localiza na Rodovia Amaral Peixoto, 5000 (RJ 106, Km 182), São José do Barreto, Macaé-RJ, próximo ao Atacadão.

Os fotógrafos terão de estar munidos de materiais necessários para fazerem o curso. São eles: Kit de higiene pessoal, repelente e protetor solar, duas lanternas (preferencialmente de LED), pilha, máquina fotográfica digital, recarregador, extensão, benjamim e adaptador de tomada. Também deverão levar roupa de campo: bota, calça comprida, chapéu e cantil, notebook, recarregador, extensão, benjamim, adaptadores de tomada e pen drive.

- Além de tudo, os participantes que fazem uso de medicamentos e demandam cuidados especiais precisam nos dizer as informações necessárias, informa Henrique.

O cronograma é o seguinte:

Sábado (17):

07:30 → Chegada/ Abertura do curso

09:00 → Foto livre + 1 foto referência (10 fotos livres sobre biodiversidade no entorno do Parque e 1 foto de referência)

10:00 → Aula teórica - sobre fotografia

12:00 → Horário de almoço

13:00 → Fotos específicas (fotos de paisagem, contraluz, contorno, macro, padrão, velocidade, textura, reflexo etc.)

16:30 → Exposição/ tratamento leve

19:00 → foto Macro Noturno

20:00 → Fim da aula

Domingo (18):

08:00 → Início

09:00 → Foto final de referência

09:15 → Tratamento das fotos macro noturnas

11:00 → Exibição das melhores fotos, macro noturnas e exposição da foto final e da foto final tratada.

13:00 → Encerramento