‘Curta no Museu’ apresenta Festival Phydias Barbosa

12/08/2019 11:47:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Três filmes serão exibidos e, após, haverá bate-papo com o diretor

O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé apresentará o seu projeto mensal ‘Curta no Museu’ excepcionalmente na segunda quarta-feira (14) do mês, às 19h. Isto porque uma edição especial foi preparada com a participação do escritor, cineasta, publicitário e produtor cultural internacional, Phydias Barbosa. Os filmes exibidos serão ‘Canal Macaé Campos’, ‘Deu Ruim, Deu Ruth’ e ‘A Tribute to Miguel Perrotti’. Logo após haverá uma Roda de Conversa com o convidado.

O filme ‘Canal Macaé-Campos’ nasceu em uma Oficina de Cinema com alunos do ensino médio da cidade. Já ‘Deu Ruim, Deu Ruth’, de outra ministrada no Polo de Cultura Rinha das Artes. Macaé é tema recorrente na obra de Phydias, nascido em Quissamã e que cursou o Ensino Médio no Colégio Estadual Luiz Reid. Ainda de 1978 a 1980, ele foi editor-redator do macaense ‘Jornal o Século’. E, em 2000, ele dirigiu a peça ‘Motta Coqueiro, culpado ou inocente’, em co-autoria com Armando Borges, apresentada no Teatro Municipal de Macaé.

No Brasil, Phydias trabalhou com os grandes nomes do cinema, teatro e da TV (TV Globo nos anos 70 e 80). Mais recentemente, o seu vínculo foi com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde atuou como Gerente Executivo da TV Brasil Internacional, de 2009 a 2013. O "Master of Fine Arts", certificado pela California College of the Arts (Oakland, California/1988), vive entre Brasil e Estados unidos desde 1981 e, a partir de 1990, também ministrando aulas.

Além de ser diretor, diretor de produção e assistente de direção em 22 longas metragens, brasileiros e estrangeiros, Phydias atuou como jornalista e redator, escrevendo para os estadunidenses The Brasilians, Brazilian Times, Linha Aberta, Brazilian Courier, Florida Review, Brazil Review, BostonBr.com, SuaTV, Produ.com e AcheiUSA. Como publicitário, trabalhou como diretor de produção e coordenador em mais de 500 comerciais para televisão entre 1970 e 2010.

Fora as produções coletivas nas oficinas de cinema, atualmente, o cineasta produz e dirige promos e comerciais para Mídias Sociais e Websites. Ele gerencia também a página www.thebeachnews.com

(“thebeachnewscommunity” no Facebook. Instagram the_beach_news). Um dos seus trabalhos recentes é o Longa Metragem “A Menina Feita de Espinhos” e o Curta Metragem ‘Assim na Terra como no Céu’, que está em fase de finalização.

A sua trajetória no cinema, jornalismo, TV, teatro e publicidade e ainda histórias de algumas aventuras como mochileiro pela Europa, Phydias conta em sua autobiografia ‘De Quissamã a Hollywood’. Um pouco destas crônicas vão temperar o próximo ‘Curta no Museu’, sob a curadoria do publicitário Hélder Santana.

A entrada é franca, mas o evento estará sujeito à lotação, caso seja necessário, devido à instabilidade do clima, realizá-lo internamente no auditório do museu. O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro. O telefone para outras informações é 2759-5049.