‘Curta no Museu’ apresenta sua Segunda Minimostra

14/11/2019 14:04:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Andréa Lisboa

Cinco produções foram apresentadas e seguidas discussões

A Secretaria de Cultura de Macaé apresentou, na noite desta quarta-feira (13), no Solar dos Mellos, a sua Segunda Minimostra do projeto cultural ‘Curta no Museu’. A proposta é valorizar e incentivar a produção de curtas metragens na Região dos Lagos e Norte Fluminense, promover o registro da memória cultural e da percepção de identidade regional e ainda valorizar a produção audiovisual nacional. Além disso, o projeto promove debates no espaço cultural que já desponta como centro de convivência. O museu da cidade recebe diferentes públicos a cada edição do ‘Curta no Museu’.

"Locais como este são alternativos aos ambientes virtuais. Aqui o debate é feito de pessoa para pessoa, frente a frente. Isso cria um espaço para a empatia, mesmo que haja discordância sobre os temas. Esta é a 13ª edição do ‘Curta no Museu’, que já trouxe ao Solar dos Mellos temas variados que são abertos em ampla discussão ou, em outras vezes, de forma mais introspectiva, mas sempre de forma produtiva e gratificante", disse o publicitário Hélder Santana.

Integraram a Segunda Minimostra do ‘Curta no Museu’ os filmes: ‘Carta’, dirigido e produzido pela Cia. Grotoskos ; ‘O Barco’, com direção de Guilherme Areias e Ana Clara Costa e produção de Gaia Vani e Tatiana Horochovski, e ‘Vigia’, de João Victor Borges, que traz como protagonista o ator Alexandre Amador, formado em Artes Cênicas pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) da Secretaria de Cultura de Macaé.

As exibições foram antecedidas por um sucinto documentário sobre a produção audiovisual nacional e outro, produzido pelo Solar dos Mellos, sobre os 150 anos do nascimento do presidente do Brasil macaense, Washington Luís.

Após o filme, os temas relacionados foram discutidos. O ‘Curta no Museu’ é um projeto mensal, sempre na segunda quarta-feira do mês, às 19h, com entrada franca.

O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248 – Centro.