‘Curta no Museu Especial’ será nesta quarta-feira

21/05/2019 09:52:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Raphael Bózeo

O evento, com entrada franca, terá início às 19h, no Solar dos Mellos, Centro

Devido às chuvas da última semana, quando o Solar dos Mellos comemorava a ‘17ª Semana Nacional dos Museus (SNM)’ pelo Dia dos Museus (18 de maio), parte da programação foi transferida para esta quinzena. Assim, o ‘Curta no Museu Especial’ vai acontecer nesta quarta-feira (22), às 19h. A mostra de curtas-metragens regionais exibirá “20 Anos do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba”, ‘A Carta’ e ‘Vinicius, Vinicius’, com entrada franca.

O ‘Curta no Museu Especial’, sob a curadoria de Hélder Santana, apresentará o documentário inédito na casa, o “20 anos do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba”, de Tiago Maviero, produzido em Rio das Ostras. Um dos objetivos é rememorar esta data e provocar reflexões sobre a história regional.

Outro inédito no museu é o ‘A Carta’, da Cia Grotosko. A companhia macaense foi reverenciada pelo público presente ao auditório Presidente Washington Luís para a sessão de ‘Carijó’, em março. Este curta-metragem, filmado no Frade, região serrana de Macaé, sensibilizou a plateia, que recebeu a atriz Rosanete Félix para uma conversa sobre a produção. ‘A Carta’ promete o mesmo impacto.

Além desses, será reexibido ‘Vinicius Vinicius’, da produtora Jemastê e direção da premiada cineasta macaense Fran Mattoso. O filme foi apresentado no museu no Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril). O protagonista, Vinícius, nascido em Quissamã e portador de aspecto autista, conta sua própria história e emociona o espectador pela oportunidade de conhecer o cotidiano de outra forma.

Não apenas a mostra de curtas-metragens é parte da programação da Semana Nacional de Museus que foi adiada. O ‘Quintas no Museu’ Maio Amarelo, voltado para a educação no trânsito, com rodas de conversa e de samba com a cantora Jô Wilme, passou para o dia 30, às 18h. Já as visitas guiadas, de manhã e à tarde, à exposição ‘Cultura Para Todos, o Futuro das Tradições’ prosseguirão até 26 de julho. O telefone para agendamento de grupos é 2759-5049.

O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, no Centro.