"Curta no Museu" estreia nesta terça com filme local

12/11/2018 17:10:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Arte cartaz

‘Legados de D. Alba’ aborda a trajetória da ambientalista idealizadora de reserva na Serra

A Secretaria de Cultura de Macaé lança mais um programa cultural para dinamizar o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, o ‘Curta no Museu’. Com o objetivo de promover a educação dentro do museu, aproximar os moradores e visitantes da história de Macaé e motivar a produção audiovisual local, o ‘Curta no Museu’ exibirá, com entrada franca, mensalmente às primeiras terças-feiras do mês, das 18h às 21h, um filme curta metragem, no auditório Presidente Washington Luís, com 30 lugares. Excepcionalmente, a estreia será nesta terça-feira (13).

A nova ação cultural será aberta com o curta metragem ‘Legados de D. Alba’, de Romulo Campos, Ricardo Meirelles, Cláudia Barreto, Paula Moura, Artemio Macedo e Carmelita Reis. O filme aborda a trajetória da ambientalista idealizadora da Reserva Mario e Alba Corral, na Região Serrana de Macaé. Após a exibição haverá um bate-papo com a participação de produtores do filme. Não é preciso se inscrever para participar do evento, que, contudo, está sujeito à lotação.

"Pretendemos aproximar o cidadão do nosso museu e despertar a curiosidade sobre a história de Macaé através dos vários tipos de manifestações culturais locais. Lançamos este ano o ‘Quintas no Museu’, que propõe semanalmente oficinas, feira de artesanato e gastronomia e oferece ao público música de professores e alunos da Escola de Artes Maria José Guedes (Emart). Também relançamos o ‘Café Literário’, realizado às últimas quartas-feiras no mês, contemplando a poesia e a literatura em geral. E nesta terça-feira, será a estreia do ‘Curta no Museu’, que nasce da demanda de nossos frequentadores por conteúdos audiovisuais. Temos ainda as mostras permanentes e também a exposição "Celebrando a Educação nos Museus – Tempo, linguagens e memórias", aberta em setembro, em nossa programação", diz a diretora do museu, Viviane Chaves.

Um dos produtores do ‘Curta no Museu’, Helder Santana, coordenou, em setembro deste ano, a primeira ‘Oficina de vídeos com celular’ no Solar dos Mellos. Ela foi ministrada juntamente com a equipe do Núcleo de Arte, Mídia e Educação do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ-Macaé), contando com a participação do Prof. Dr. Rafael Costa, do Nupem/UFRJ, do teatrólogo e cineasta, Marcelo Tosta, e da fotógrafa, Claudia Barreto, que também é curadora da exposição ‘Celebrando a Educação nos Museus – Tempo, linguagens e memórias’ e uma das produtoras do curta ‘Legados de D. Alba’.

"Da primeira ‘Oficina de vídeos com celular’ participaram gratuitamente estudantes, de 13 a 18 anos de idade, alunos da rede pública que produziram em parceria três vídeos e receberam certificado de conclusão. Estamos abrindo espaço para a exibição dos trabalhos de produtores regionais e incentivando novas produções que registrem a nossa cultura, nosso cotidiano. A linguagem audiovisual é muito atrativa principalmente aos jovens e ela ganha espaço mensal em nosso museu", destaca Helder.

O público das atividades que estão acontecendo no Solar dos Mellos é sempre convidado para participar do projeto Visita Guiada, que consiste em conhecer as exposições em grupos com a orientação do historiador do museu, Bruno Rodrigues. Semanalmente, turmas escolares de todos os níveis e redes de ensino, da terceira idade, de artesãos, entre tantos outros, conhecem, através deste projeto, parte relevante da história da cidade, passeando pelos espaços externos e internos do museu.

Os grupos interessados na visitação também podem agendar sua visita, com entrada franca, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone: (22) 2759-5049. Esta semana, em virtude do feriado da Proclamação da República, em 1889, (15 de novembro), não haverá edição do ‘Quintas no Museu’. O próximo evento será na quinta-feira seguinte (22). O Solar dos Mello está localizado na rua Conde de Araruama, 248, Centro.


Fotos Relacionadas