Dados do Bem: autoavaliação ajuda no combate a Covid-19

21/07/2020 10:58:00 - Jornalista: Equipe Secom

O aplicativo é gratuito e está disponível em Android e IOS

Importante ferramenta no combate ao coronavírus, o aplicativo Dados do Bem segue em Macaé até sexta-feira (24). Além da marcação de testes, a ferramenta tem o objetivo de fornecer um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades do município. Sendo importante que mesmo quem não apresente sintomas faça a autoavaliação. As informações coletadas ajudam a analisar a disseminação da doença e buscar a melhor forma de combatê-la.

Para participar, basta baixar o aplicativo gratuito que está disponível em Android e iOS. Caso tenha probabilidade de contaminação, um QR Code será disponibilizado no app com data e hora para comparecer ao Centro de Especialidades Dona Alba para realização do teste.

Baixe aqui o app:

Na Play Store, para sistemas Android.

Na App Store, para sistemas iOS.

Para que serve o aplicativo?

O objetivo do Dados do Bem é, por meio da inteligência de dados e mapeamento, identificar dinâmicas de transmissão do coronavírus e entender como a pandemia de Covid-19 evolui. Estas informações baseadas em ciência e inteligência permitirão ao governo desenvolver melhores estratégias para o enfrentamento da doença.

Como o aplicativo funciona?

Após instalar o Dados do Bem no celular, o usuário preenche um questionário de autoavaliação de saúde. Caso a ferramenta identifique um alto risco de infecção por Covid-19, a pessoa poderá ser convidada a fazer um teste gratuito em um posto de testagem. É com base nos resultados dos exames que o aplicativo vai gerar dados que auxiliarão governos a planejar melhor as ações de contenção da Covid-19.

A que tipo de perguntas devo responder no questionário de autoavaliação de saúde?

Você responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde.

Como eu baixo o aplicativo?

Basta acessar a loja de aplicativos do telefone celular e procurar por Dados do Bem (links acima).

Serve para qualquer celular?

O aplicativo pode ser instalado em qualquer aparelho que comporte sistema operacional Android (a partir da 4.3) ou iOS (8 ou mais).

Quem é o responsável por essa operação?

Dados do Bem é um projeto sem fins lucrativos idealizado pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox Smart Data.

Como é feita a seleção?

Por ser uma amostra, o teste não será para todos. O algoritmo seleciona de forma estratégica quem será testado.

Se a autoavaliação indicar probabilidade de contaminação, você poderá receber, pelo app, um QR Code com data e hora para comparecer ao Centro de Especialidades Dona Alba.