Dados do Bem: testagem em Macaé vai até dia 24

14/07/2020 13:01:00 - Jornalista: Julie Silveira

A ferramenta tem o objetivo de identificar dinâmicas de transmissão do coronavírus e entender evolução da pandemia

Com a proposta de ampliar a testagem para combater o Coronavírus (Covid-19), o aplicativo "Dados do Bem” continua disponível gratuitamente para celulares com os sistemas operacionais Android e iOS. A ferramenta tem o objetivo de identificar dinâmicas de transmissão do coronavírus e entender como a pandemia de Covid-19 evolui. Estas informações, baseadas em ciência e inteligência, permitirão ao governo desenvolver melhores estratégias para o enfrentamento da doença. O período de ação do App em Macaé vai até o dia 24 de julho.

Após instalar o “Dados do Bem” no celular, o usuário preenche um questionário de autoavaliação de saúde, que contém perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. Caso a ferramenta identifique um alto risco de infecção por Covid-19, a pessoa poderá ser convidada a fazer um teste gratuito no Centro de Especialidades Dona Alba, localizado na Rua Governador Roberto Silveira, 108, no Centro. Os testes estão sendo feitos de maneira organizada e obedecendo a todos os protocolos de segurança, com hora marcada e sem fila de espera.

Todos que baixarem o aplicativo e fizerem a autoavaliação estarão ajudando nesse esforço coletivo de mapeamento da evolução da epidemia, mesmo que não sejam direcionados para fazerem testes presenciais. É com base nos resultados dos exames que o aplicativo vai gerar dados que auxiliarão a prefeitura a planejar melhor as ações de contenção da Covid-19.

Para baixar o aplicativo basta acessar sua loja de aplicativos do telefone celular e procurar "Dados do Bem". O aplicativo pode ser instalado em qualquer aparelho que comporte sistema operacional Android (a partir do 4.3) ou iOS (8 ou mais).

O aplicativo não realiza testagem em massa, apenas uma amostragem das pessoas que serão selecionadas. O anonimato de todos os participantes é preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos. Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo.

Baixe aqui o app:

Na Play Store, para sistemas Android.

Na App Store, para sistemas iOS.