Defesa civil inicia curso para 200 novos voluntários

05/09/2019 10:10:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Mauricio Porão

Os voluntários farão parte do cadastro municipal da Defesa Civil, podendo ser acionados para apoiar as ações da secretaria na comunidade

Com aulas teóricas e práticas sobre trabalho voluntário, noções Básicas de Defesa Civil, Percepção de Riscos, Segurança no Lar, Prevenção e Proteção contra Incêndios e Primeiros Socorros, os 200 novos voluntários iniciaram, nesta quarta-feira (4), na Cidade Universitária, o curso de Fundamentos Básicos da Defesa Civil. As aulas são gratuitas e serão realizadas uma vez por semana, nos dias 4, 18, 25 de setembro e 2 de outubro, de 18h às 21h, no auditório Cláudio Ulpiano, e serão ministradas por integrantes da Defesa Civil.

De acordo com o secretário adjunto de Defesa Civil, Eric da Silva, a ideia é formar multiplicadores da informação. É fazer com que o conhecimento chegue à comunidade por meio de seus representantes.

"Após o término do curso, os novos voluntários serão cadastrados e terão uma carteirinha da Defesa Civil, podendo, dessa forma, em caso de emergência, serem convocados para atuar junto a comunidade", pontuou o secretário.

Entusiasmado, o assistente administrativo Alberto Santos (34) disse que sempre teve vontade de ser um voluntário da Defesa Civil. "Pretendo colaborar, ajudar, informar, orientar. Acredito que se cada um fizer a sua parte, a comunidade sai ganhando. Incidentes grandes se tornam pequenos. Juntos e bem orientados é possível evitar grandes danos ao meio ambiente e sociedade", destacou o morador do bairro Novo Cavaleiros.

O novos voluntários irão aprender a sinalizar os pontos críticos e perigosos antes da aproximação da Defesa Civil, além de auxiliar a população em situações emergenciais. Os voluntários farão parte do cadastro municipal da Defesa Civil, podendo ser acionados para apoiar as ações da secretaria na comunidade.


Fotos Relacionadas