Divulgado gabarito da prova objetiva para admissão ao CAp 2020

29/10/2019 12:38:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Print gabarito

Foram 20 questões de matemática e 20 de português

A Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior divulgou, nesta segunda-feira (28), o gabarito das 40 questões da prova objetiva do processo seletivo de admissão ao Colégio de Aplicação (CAp), da Prefeitura de Macaé, realizada neste domingo (27). Foram 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de Matemática e os 1.210 candidatos inscritos presentes ao certame tiveram quatro horas para responder às questões junto com a prova de Redação cujo resultado será divulgado no dia 29 de novembro. O gabarito está disponível no Portal da Prefeitura.

Foram inscritos no concurso, 1.355 candidatos, porém, desses, 145 faltaram no dia da prova, um índice de 10,70% de faltosos. O CAp está oferecendo, gratuitamente, 100 vagas para a 1ª série do Ensino Médio e o total de inscritos foi recorde em relação ao último certame quando se inscreveram 1.019 candidatos, em 2019.

As vagas destinam-se aos candidatos que, em 2019, tenham ou estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental II e sejam aprovados sem dependência. Oitenta por cento das vagas são destinadas a alunos que cursaram o 8º ano e estejam cursando o 9º ano, ambos na rede pública municipal de ensino de Macaé, ou tenham cursado os dois anos também na rede pública municipal de Macaé. Os 20% restantes são para os demais candidatos.

O CAp funciona em horário integral e a seleção é anual, feita por meio de edital público. A procura só aumenta a cada ano em função do destaque do colégio como nos recentes dados do Enem 2018 divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que confirmam o Colégio de Aplicação como a melhor escola pública municipal de Ensino Médio do país. O CAp também está entre as 20 melhores escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, a terceira melhor escola do município de Macaé, incluindo as privadas, e a melhor escola pública da Região Norte Fluminense.

Em 2020 o CAp fará 10 anos de fundação e passará a funcionar na Cidade Universitária, mantida pela Prefeitura de Macaé. Atualmente, o colégio funciona à Alameda Raimundo Corrêa, 151, Bairro Novo Cavaleiros. O colégio tem, atualmente, 204 alunos de 1ª à 3ª séries do Ensino Médio e 36 professores, além de servidores técnico-administrativos. O colégio acumula resultados positivos em todas as esferas: municipal, regional, estadual e nacional e tem índice de cerca de 65% de aprovação de alunos em universidades públicas e privadas.